Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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PROJETO EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM ESPAÇOS DE CRISE
Luana Paula Maldaner, Izandra Alves, Natália Branchi de Oliveira, Rebecca Dresch Maldaner, Gabriel André Rataizki

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O projeto de extensão “Experiências de leitura em espaços de crise”, do IFRS Campus Feliz, desenvolve atividades de mediação de leitura junto a distintos grupos. Muito mais do que indicar obras a serem lidas, é necessário proporcionar experiências leitoras nos espaços de alcance do projeto. Há muitos grupos afastados de atividades leitoras e que carecem de trabalhos que os façam voltar seus olhares para dentro de si mesmos a fim de recuperar memórias e histórias que os constituem e reconstituem. Dessa forma, o projeto realiza ações em espaços formais e não formais de leitura e, através da ludicidade, criam o círculo mágico onde o texto literário é o centro e o motivo da conversa. Contudo, neste ano de 2020, as ações precisaram ser adaptadas à realidade do distanciamento. Assim, o objetivo e desafio maior é fazer chegar a estes grupos o texto literário, mesmo estando distantes, fisicamente. Dessa forma, as redes sociais são meios utilizados para levar a arte da palavra literária até a comunidade. O Facebook e Instagram difundem vídeos, fotografias e podcasts com manifestações de alunos, professores e comunidade em geral que se unem a fim de falar sobre leitura e literatura, mantendo o contato com o que se mostra de mais útil, como explica Núcio Ordine (2011), neste momento de confinamento: a arte como forma de aliviar a crise da solidão e do distanciamento. Como resultados destas ações, nota-se a ampliação do alcance das postagens, através das visualizações e curtidas a cada nova atividade. Para além das redes sociais, o projeto realiza parceria com o jornal Primeira Hora para divulgar QR Codes que direcionam a textos escritos e/ou lidos por nossos estudantes e comunidade. Já a Rádio Vale Feliz é parceria na divulgação, em sua programação diária, de podcasts com diferentes vozes que levam a leitura poética através das ondas sonoras do rádio. O retorno muito positivo obtido a partir desta cooperação dos veículos de comunicação local com o projeto se dá através de mensagens que os participantes recebem, a cada novo texto veiculado. Também foram espalhados, em vários municípios do Vale do Caí, o que se denominou “Poéticas de Primavera”; tratam-se de cards com uma arte primaveril e um QR Code que direciona quem o lê a vídeos produzidos e textos escritos pelos alunos do IFRS Campus Feliz, ou a poemas declamados por diferentes parceiros do projeto. Outras ações estão planejadas para os próximos meses a fim de manter viva a certeza de que, como diz Larrosa (2010), a leitura forma, deforma e transforma.

 


Palavras-chave


Leitura. Extensão. Crise.

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