Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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GRUPO BIOPAN: ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E COMUNICAÇÃOAPLICADAS À CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO CAMPO NATIVO
Ítalo Rossi, Geraldo José Rodrigues, Amanda de Almeida Martins​, Guilherme​ Bortolotto da Silva, Maiani Vieira Domingues, Mariele Nunes Francisco Boeira

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O conceito de marketing vem sofrendo diversas alterações ao longo do tempo histórico, dado que a forma de produção, o consumo e a comunicação se modificam constantemente e estão diretamente associados com as ações mercadológicas. VAZ (2010, p. 415) explica que a internet deixou de ser uma mídia para ser um ambiente onde podemos exercer cidadania e até mesmo moldar nossa própria condição humana. É nesse sentido que uma plataforma web associada à redes sociais e utilização de estratégias de marketing digital e comunicação, possibilita a construção de um significativo canal de comunicação para conscientizar sobre a importância do campo nativo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral conscientizar sobre a relevância social, ambiental e econômica das pastagens naturais dos campos de cima da serra. Os objetivos específicos são: divulgar as ações de ensino e pesquisa do grupo BioPaN (Grupo de Pesquisa Biodiversidade de Pastagens Naturais); divulgar estratégias de manejo sustentável para o uso dos campos naturais de cima da serra; desenvolver uma plataforma web que disponibilize a descrição das espécies forrageiras identificadas nos campos de cima da serra. Para desenvolver o trabalho dentro das redes sociais foi elaborada uma diretriz contendo a segmentação do público-alvo e um levantamento de objetivos. Foi elaborada também uma identidade visual que será utilizada na divulgação do projeto. Destaca-se ainda, que foram estruturados processos voltados para a produção e aprovação de publicações para redes sociais. Por conseguinte, para o desenvolvimento da plataforma web destaca-se a utilização do framework Django para a estruturação do back-end e as ferramentas Hypertext Markup Language ( HTML) e Cascading Style Sheets (CSS) para a construção do front-end. Dentre os resultados parciais do projeto destacam-se: formatação de um processo direcionado ao planejamento de longo prazo das publicações para redes sociais, contendo um documento de diretrizes e uma planilha para o agendamento prévio das postagens e a elaboração de identidade visual, que referencia o campo nativo da região dos campos de cima de serra e sintetiza -imageticamente- a proposta do projeto. Com o decorrer do presente trabalho em observância às metodologias apresentadas, está sendo construído um conjunto de ações nas mídias digitais que vai resultar em uma transformação da percepção da comunidade interna e externa do campus sobre a relevância social, ambiental e econômica das pastagens naturais dos campos de cima da serra.

Palavras-chave


Marketing digital; Comunicação; Campo nativo;

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