Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Comunique-se com o mundo: práticas em inglês e espanhol por meio das tecnologias no contexto de ensino remoto
Eduarda Post Michels, Ariane Peronio Maria Fortes, Ana Luiza Vieira Dalla Zen, Morgana de Almeida Trintin, Flávia Zanatta

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A experiência de sala de aula no ensino de Línguas Estrangeiras mostra que um considerável número de estudantes, nas diversas modalidades de ensino, apresenta dificuldades no que se refere às habilidades de compreensão e produção oral em um segundo idioma. Essas dificuldades surgem, possivelmente, devido à pouca exposição e ao escasso contato com a língua-alvo. Dessa forma, o presente projeto busca atenuar esse impasse oportunizando aos estudantes maior familiaridade com a língua estrangeira falada e aproximando a prática de situações reais e contextualizadas de uso dos idiomas inglês e espanhol. Também são objetivos do projeto: contribuir para a formação básica de estudantes e servidores do campus Vacaria; aprimorar as competências em língua inglesa e em língua espanhola; proporcionar maior exposição aos idiomas, facilitando o processo de aquisição de pronúncia, vocabulário e entendimento das estruturas gramaticais; auxiliar no desenvolvimento de constituição de um cidadão letrado e atuante no mundo globalizado. As atividades do projeto foram organizadas com vistas a oportunizar aos estudantes situações em que eles possam utilizar a linguagem a fim de cumprir com tarefas que se aproximem de contextos interacionais.  Dessa forma, são mobilizadas as quatro habilidades (fala, escuta, escrita e leitura) por meio de atividades que desenvolvem, além da competência gramatical na língua-alvo, a competência sociolinguística, a competência discursiva e a competência estratégica, conforme o proposto por Canale e Swain (1980). Considerando-se o contexto de ensino remoto, a execução do projeto foi adaptada e tornou-se possível pela utilização dos diversos ambientes e plataformas de ensino. Logo, são realizadas atividades síncronas por meio do Google Meet, intercaladas, semanalmente, com encontros assíncronos. Essas interações em tempo real são posteriormente disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) Moodle, no qual os estudantes têm acesso, além das gravações dos momentos síncronos, a materiais de estudo e  atividades que visam a consolidar os conhecimentos adquiridos. Consequentemente, ao desenvolver, mesmo que em nível básico, as competências comunicativas dos estudantes, objetiva-se minimizar as dificuldades percebidas nas aulas regulares e desenvolver a autoconfiança por meio das práticas contextualizadas em inglês e espanhol. Sendo os dois idiomas amplamente utilizados na produção de artefatos culturais e sociais do mundo globalizado, considera-se de suma importância o desenvolvimento integral das habilidades comunicativas de seus usuários. À vista disso, compreende-se este projeto como um meio de democratizar o acesso aos conhecimentos disponibilizados em diversas mídias globalmente.

Palavras-chave


Ensino remoto. Ensino de Idiomas. Comunicação.

Texto completo: PDF