Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Diferentes perspectivas do processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação profissional: a experiência da I Semana da Aprendizagem do IFRS – Campus Erechim
Luan Rossetto, Fernanda Zatti, Ana Paula Cervinski, Juliana Carla Girotto, Cristiane Camara

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A primeira edição do evento “I Semana da Aprendizagem do IFRS – Campus Erechim”, é uma das atividades previstas no projeto de ensino “Estratégias de aprendizagem: caminhos para um estudo eficiente”. O evento ocorreu de forma online, entre os dias 21 e 26 de setembro de 2020, e teve como objetivos: i) discutir a construção de trajetórias e projetos de vida no contexto da formação profissional; ii) estimular e instrumentalizar os participantes para a utilização de estratégias de aprendizagem; iii) abordar a importância  da leitura para a formação intelectual, bem como metodologias para o melhor entendimento do que se lê; iv) discutir aspectos referentes à vida acadêmica, pesquisa e publicações; v) refletir sobre conhecimentos, habilidades e atitudes relevantes no mundo contemporâneo. Para tanto, contou-se com 16 palestras, perfazendo uma carga horária de 28 horas e um total de aproximadamente 120 participantes. Do total de participantes, 103 responderam ao questionário de avaliação do evento, disponibilizado por e-mail, em formato digital, ao final das atividades. As informações obtidas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. A partir da análise, verificou-se que a busca pela aquisição de conhecimentos, juntamente com o interesse pelos os temas abordados e pela obtenção da certificação foram os principais motivadores para a participação no evento.  Dentre os aspectos considerados positivos pelos participantes, encontram-se a diversidade dos temas abordados, a preparação dos ministrantes e a organização do evento. Em relação à preferência por assuntos abordados nas atividades, destacaram-se os temas relacionados à aprendizagem e neurociência, métodos de estudo, saúde mental e psicologia. Por outro lado, os aspectos considerados negativos envolveram principalmente a incompatibilidade de horários para participar das atividades, tendo em vista a carga horária expressiva e concentrada do evento. Mesmo assim, 82,5% dos participantes consideraram a duração do evento adequada. A organização do evento foi classificada  com os critérios muito bom ou bom por aproximadamente 99% dos participantes. No que diz respeito ao atendimento às expectativas iniciais, 92,2% dos participantes avaliaram que foram atendidas, enquanto 7,8% consideraram que foram  parcialmente atendidas. Foram apontadas como sugestões a continuidade da realização de atividades  sobre a temática e a manutenção do formato online. Tendo em vista a experiência apresentada, considera-se fundamental a promoção de eventos que discutam  a formação profissional sob diferentes perspectivas, buscando proporcionar à comunidade acadêmica reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no contexto de cursos técnicos e superiores.

Palavras-chave


Estratégias de aprendizagem; ensino-aprendizagem; formação profissional.

Texto completo: PDF