Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
MONITORIA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA: AMPLIANDO VÍNCULOS EM TEMPOS DE ATENDIMENTO REMOTO
Miguel Ramires Jacobus Fortes, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Josmar Chilanti Susin, Daine Scopel Boff

Última alteração: 22-02-2021

Resumo


O projeto de ensino do Programa Institucional de Bolsas de Ensino do IFRS(PIBEN), Monitoria Acadêmica: Ampliando Vínculos - Matemática, iniciou em setembro de 2020 e tem término previsto para março de 2021. Observado ao longo dos anos que a disciplina de Matemática para os estudantes do Ensino Médio do IFRS Campus Caxias do Sul apresenta maiores dificuldades, a monitoria se apresenta como uma oportunidade de atendimento, com horários diversificados. Busca auxiliar os estudantes de Ensino Médio em suas dificuldades de aprendizagem em Matemática, por meio da promoção de um espaço de estudo e esclarecimento de dúvidas, junto aos dois monitores que disponibilizam semanalmente 16 horas de atendimento virtual, sendo 8 horas de preparações e 8 horas de atendimento. Para os estudantes que dedicam seu tempo à participação na monitoria em Matemática, o desenvolvimento deste projeto oportuniza um espaço de diálogo e de estudo sobre conteúdos de Matemática, dando suporte à aprendizagem e ao acompanhamento de estudos futuros. Para os monitores que atuam no projeto, fomenta o desenvolvimento da autonomia, a responsabilidade, a busca por diferentes estratégias de ensino e a possibilidade de maior interação com professores e estudantes, como uma forma de iniciação à docência. Nos atendimentos, é possível identificar como a interação entre estudante e monitor é importante nos processos de ensino e de aprendizagem. Durante os encontros, o esclarecimento de dúvidas de Matemática proporciona ao estudante a oportunidade de crescimento conceitual sobre os conteúdos abordados. Ao encontro disso, o projeto possibilita um atendimento mais particularizado e focado nas dificuldades que os estudantes apresentam ao longo de suas aprendizagens em Matemática. Dentre as ferramentas utilizadas para os atendimentos remotos, destaca-se o Google Meet que possibilita em sala virtual fazer videoconferências para os atendimentos e a plataforma do Google Jambord, que apresenta um quadro interativo virtual que permite escrever, desenhar e fazer os cálculos durante os atendimentos. Semanalmente conteúdo do docente é estudado e revisado para os atendimentos. Conclui-se que existe grande importância deste projeto, pois em seu curto período de existência, o que impede a demonstração de resultados quantitativos, se apresenta em uma evolução cognitiva dos alunos que frequentam e monitores que desenvolvem sua didática.

Palavras-chave


Ensino - Matemática - Monitoria

Texto completo: PDF