Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ateliê dos Números
Thobias Andreatta da Silva, Adair Adams

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A utilização de materiais didáticos, físicos, manipulativos e digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) podem despertar o interesse dos estudantes pelo estudo e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o Projeto Indissociável Ateliê dos Números é desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria. O objetivo do referido projeto é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, que permitam a reflexão e a produção do conhecimento sobre a prática docente, especialmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos (jogos físicos e digitais e materiais lúdico-manipulativos) no processo de ensino e aprendizagem significativa da Matemática nos anos iniciais do EF. Para isso, a partir de uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, ocorreu a aproximação do bolsista à realidade escolar de uma escola municipal de Vacaria para identificação das necessidades e, posterior, elaboração dos materiais didáticos, especialmente, jogos. Estes são disponibilizados na escola para que possam ser utilizados em casa pelos estudantes, pois não estão participando das aulas de forma presencial em razão da situação de pandemia do coronavírus (COVID -19). Após levarem os materiais para casa, jogarem e vivenciarem os conteúdos por esta abordagem, registram comentários sobre a sua experiência e sugestões no caderno, diário de bordo, que acompanha o material. Os registros em relação aos materiais podem trazer novas informações aos professores sobre  o progresso dos estudantes. Ainda, a partir deles, é possível avaliar e fazer alterações, se necessárias, nos materiais para alcançar os objetivos propostos. Os materiais produzidos no projeto são disponibilizados como uma coletânea no site do Programa Indissociável Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão (LaDEPEx), ficando disponível para a comunidade acadêmica e externa. Espera-se que essas ações contribuam para a qualificação dos materiais didáticos disponíveis, inclusive os digitais, das práticas pedagógicas e a aprendizagem da Matemática dos estudantes dos anos iniciais do EF. Ainda, que nos próximos anos, dando continuidade, possam ser estendidas aos estudantes e professores de outras escolas.

Palavras-chave


Matemática. Material didático. Anos iniciais.

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