Tamanho da fonte:
O SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS MICROCOMPUTADORES NA DÉCADA DE 1980
Última alteração: 12-01-2021
Resumo
O campo da informática é marcado por desenvolvimento e adaptação de tecnologias desde seus primórdios, o que não foi diferente no Brasil. O cenário brasileiro de computação começa com grandes medidas de proteção ao mercado interno, através de uma Política Nacional de Informática, tornando inviável a importação em massa e incentivando empresas nacionais a tomarem seu lugar nesse mercado emergente. Com uma filosofia de “não reinventar a roda”, a indústria nacional de microcomputadores se formou nos anos 1980 baseada em tecnologias estrangeiras, focando-se na produção de clones de linhas já estabelecidas no exterior, como Apple, Sinclair, TRS-80, etc. Vale observar que a imprensa servia como grande aliada na disseminação dessas novas tecnologias, sendo um exemplo a revista Micro Sistemas, que apresentava programas, entrevistas e recomendações de modelos de micros aos leitores, ensinando e criando uma nova geração de técnicos e programadores. O presente trabalho tem como objetivo traçar o desenvolvimento do campo da Informática brasileira a partir dos modelos de microcomputadores existentes no período, época em que ocorre a maior variedade e há forte concorrência entre marcas no mercado nacional. A metodologia adotada é a pesquisa e o estudo de dados disponibilizados pela imprensa da época, através de periódicos, além de relatórios da Secretaria Especial de Informática, artigos e livros. A partir das informações coletadas, criar planilhas de comparação e relatórios para futuro desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa ainda se encontra na fase de coleta de dados e organização dos mesmos, dessa forma os resultados se mostram em estágios ainda prematuros. Contudo, é possível afirmar que o período foi conturbado, porém repleto de oportunidades para algumas empresas que conseguiram encontrar sua identidade, a partir de tecnologias estrangeiras consagradas, e que se firmaram no mercado, mobilizando os usuários para seus produtos, através de marketing, baixos preços e garantia de assistência técnica.
Palavras-chave
Informática. História. Imprensa
Texto completo:
PDF