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Pibid: Integrando teoria à prática
Luana Carolina da Silva Domingues, Mariana Lima Duro, Tauana Rosa de Souza de Miranda, Tais Marangon, Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvido no Campus Canoas do IFRS  tem como objetivo possibilitar experiência docente aos alunos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática em escolas públicas do município de Canoas/RS. O projeto vem sendo desenvolvido  desde o segundo semestre de 2018 e tem por objetivo antecipar o contato e o vínculo dos licenciandos com a sala de aula da rede pública. Para isso, o Pibid traz uma proposta que viabiliza a inserção dos  bolsistas na escola, com intuito de planejar e executar aulas e atividades de matemática, criando assim um acervo de materiais didáticos que podem ser utilizados posteriormente nas escolas ou na própria instituição de ensino superior. No Pibid desenvolvido no IFRS - Campus Canoas, as inserções ocorrem, geralmente, uma vez por mês, porém, toda semana os alunos bolsistas encontram-se com seus coordenadores e colegas para discutir sobre os assuntos que serão trabalhados, pensar sobre diferentes metodologias para se aplicar na sala de aula, pesquisar, elaborar e produzir materiais para que sejam usados nas inserções. O programa possibilitou a participação de 24 alunos bolsistas e três supervisores (nas escolas parceiras). Os bolsistas foram divididos em três grupos para realizarem suas práticas em uma das três escolas participantes. Este relato trata da participação de um desses grupos, cujas inserções de prática docente foram realizadas no 3o ano de ensino fundamental, que apresentava dificuldade de compreensão do conceito e do processo multiplicativo, e no 3o ano do ensino médio, que preparava-se para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2018, e, em 2019, no 6o ano. Observa-se um grande desafio para o grupo em atender estudantes dos anos inicias do ensino fundamental, ao mesmo tempo em que atendia uma turma do último ano do ensino médio. Dessa forma, além de possibilitar a prática docente dos licenciandos, o Pibid apresenta-se como uma oportunidade para as escolas desenvolverem práticas diferenciadas com seus estudantes, contando com o apoio das instituições de ensino superior. Assim, observou-se que esse projeto beneficia a todos os envolvidos, criando uma grande rede em que as trocas constantes geram diferentes aprendizados. Ressalta-se que esses resultados foram submetidos ao Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX) do IFRS - Campus Canoas, para divulgação à comunidade interna, sendo esta uma oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no nosso Campus aos demais Campi do IFRS.

Palavras-chave


Ensino e Aprendizagem de Matemática; Formação Inicial do Professor de Matemática; Pibid

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