Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
IF em pauta: diversidade de meios, pessoas e ideias
Morgana de Oliveira Souza, Clarissa Deggeroni

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto IF em Pauta, relacionado à área da comunicação, especialmente às práticas jornalísticas, propõe-se a ampliar as formas de divulgação do IFRS campus Vacaria (através do envolvimento de bolsistas, voluntários e colaboradores na elaboração de conteúdos diversificados e criativos). Espera-se com isso aumentar o público interessado no Instituto. Os objetivos do projeto são: valorizar o engajamento que muitos estudantes têm na tarefa de dar visibilidade à instituição; ampliar e aprimorar a comunicação e disseminação de informações, incentivar os alunos do campus a serem protagonistas das atividades realizadas dentro e fora das dependências da instituição; mostrar a influência do Instituto na comunidade. O desenvolvimento das tarefas efetuadas pelos discentes possibilita a liberdade para opinar e exercitar a criatividade da melhor forma possível, dentro da proposta solicitada. Durante o desenvolvimento da atividade pode-se trabalhar com diversos meios (fotografia, vídeo, escrita), pessoas (da comunidade interna e externa) e  pautas (meio ambiente, Agronomia, cinema, leitura, projetos de vida, música, etc.) Os recursos materiais para execução do trabalho são disponibilizados pelo Núcleo (local) de Educação a Distância (NEAD), a coordenação do curso de Multimídia e o setor de comunicação. Os discentes usufruem de câmeras, tripés, equipamentos de iluminação, softwares de edição (exemplo: Photoshop - para imagens, Première e FilmoraGo - para vídeos) e a plataforma web Canva (usada para design gráfico - flyers, banners etc). Através da prática, os envolvidos são incentivados a explorar diferentes temas e maneiras de se trabalhar com a comunicação. No que se diz respeito aos resultados obtidos até o momento, pode-se destacar o programa IF+, que envolve o trabalho de todos os bolsistas e, no caso da autora, a principal atuação é a edição. As estatísticas das redes sociais mostram uma audiência considerável e as avaliações de qualidade são excelentes. As colaborações dos discentes nas mídias sociais do campus tem ampliado a criatividade e a periodicidade dos conteúdos. Os interessados no projeto podem conhecê-lo mais tanto através do Facebook quanto do Instagram, ao digitarem “#IFemPauta” na barra de pesquisa das referidas redes.



Palavras-chave


Comunicação; Mídias Sociais; Jornalismo

Texto completo: PDF