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O uso de materiais didáticos e jogos pedagógicos como ferramenta de ensino-aprendizagem em instituições de ensino público do entorno do IFRS Campus Sertão
Gabriel Nunes Palma, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Visando auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem em instituições de ensino públicas no entorno do IFRS Campus Sertão, o projeto Construção de materiais de apoio didático pedagógicos para o ensino de química, desenvolve e executa ações e intervenções educacionais, através de aulas experimentais, dinâmicas e aplicação de jogos didáticos nos mais diferenciados níveis de ensino das instituições contempladas com o projeto. O desenvolvimento destas metodologias ativas são realizados com educandos do ensino fundamental e ensino médio. Onde busca-se a compreensão e valorização dos estudantes para os componentes curriculares de ciências da natureza, através da experimentação e de atividades lúdicas, sempre priorizando a utilização de materiais e ferramentas do cotidiano dos educandos para o ensino de ciências, em especial a química. Deste modo, o projeto possui o objetivo de explorar diferentes recursos didáticos, promovendo variadas formas nos processos de aprendizagem, buscando um maior reconhecimento dos educandos quanto ao valor da ciência na construção da sua formação básica e de sua cidadania. A metodologia de aplicação destes materiais elaborados, foi através de intervenções na Escola Estadual Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert, devido a sua proximidade com o campus Sertão, o perfil dos discentes que escola atende. Sendo estes estudantes dos anos finais do ensino fundamental e residentes da zona rural da região, assim como pelos anos de parcerias entre o campus e a escola pública mencionada, em especial nos projetos de extensão. Ao longo das intervenções de ensino foram aplicados jogos didáticos, dinâmicas e aulas experimentais, através de um prévio planejamento com a professora regente da turma delimitada para a realização do encontro, procurando interligação aos conteúdos que estavam sendo trabalhados pelos docentes do componente curricular, bem como em determinadas atividades foram realizados ações no laboratório de ensino de química do Campus Sertão. Assim sendo, evidenciou-se através de resultados apresentados ao longo das dinâmicas pelos educandos envolvidos no projeto, que após a realização das intervenções de ensino os discentes passaram a reconhecer a química como algo fundamental em sua vida e na sua formação básica, desmistificando a química como algo abstrato e que não possuía ligação com o seu dia a dia. Diante de tais perspectivas, conclui-se que o projeto tem auxiliado na construção do conhecimento e de valores sociais para o bolsista, quanto para os educandos de escolas públicas envolvidos nas dinâmicas propostas pelo projeto de ensino.

Palavras-chave


Intervenções de ensino; jogos pedagógicos; materiais didáticos; cotidiano

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