Tamanho da fonte:
Elas: na tecnologia e engenharia
Última alteração: 23-12-2019
Resumo
ELAS na tecnologia e engenharia: ações inspiradoras.
Sabe-se que hoje há uma grande participação feminina nas pesquisas científicas, sendo as mulheres umas das maiores contribuintes para as áreas acadêmicas. Apesar dessa ampla atuação, muitas meninas ainda se sentem inseguras ao produzirem pesquisas ou até em optar por trabalhar em áreas de tecnologia e engenharia. Uma das causas dessa insegurança pode ser o fato de não ser comum a existência de referências femininas. Usando como exemplo os cursos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul, percebe-se que, a cada ano, ocorre um aumento na quantidade de meninas em cursos técnicos integrados como o de Fabricação Mecânica, onde a representatividade ainda encontra uma grande oportunidade de ser ampliada. Surgiu assim, este projeto, no qual objetiva-se mostrar que qualquer mulher pode chegar onde sonha, basta querer e estudar. As ações propostas buscaram incentivar a integrar mulheres dos mais diferentes níveis de ensino, para que elas trocassem suas experiências e assim aprendessem umas com as outras. Além disso, buscou-se aproximar essas mulheres inspiradoras das meninas que sonham com o mundo acadêmico e profissional nas áreas técnicas e de engenharia. As próprias alunas do curso de Fabricação Mecânica serviram de agentes de inspiração para alunas do nível fundamental na comunidade local. Para alcançar as metas e também para um maior conhecimento da presença feminina no mundo do trabalho, foram utilizadas pesquisas sobre a participação das mulheres nas áreas de tecnologia e engenharia; foram realizadas palestras e bate-papos com mulheres inspiradoras, as quais compartilharam suas experiências e exemplos de vida; foram utilizadas mídias sociais como ferramentas para aproximar mais a comunidade do tema através da produção podcast e divulgações no Instagram e Facebook. Durante a execução do projeto foi possível perceber que existem muitas barreiras para as mulheres se estabelecerem e serem reconhecidas, principalmente em cargos de maior expressão nas áreas acadêmicas, técnica e de engenharia. Apesar de serem maioria no ensino superior e nos cursos de pós-graduação a participação feminina nos cursos de exatas foi se tornando cada vez menor ao longo dos anos. Este projeto mostra que qualquer um pode ser quem quiser ser, pois não é em função do gênero que vai ser imposto o que se pode ou não fazer, uma vez que o que importa é a competência para desempenhar o papel escolhido.
Palavras-chave
Tecnologia, engenharia,inspiras
Texto completo:
PDF