Última alteração: 18-12-2019
Resumo
O presente projeto de extensão é realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Agnella do Nascimento, situada na cidade do Rio Grande - RS, em parceria com o campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Objetiva-se despertar o interesse pelo conhecimento científico nos alunos da escola e, oportunizar o letramento científico por meio de projetos de pesquisa, desenvolvidos ao longo do ano, que serão ao final da proposta, apresentados numa feira de ciências. Participam turmas de 6º ao 9º ano, e cinco bolsistas do IFRS. Ao longo do projeto as turmas foram divididas em grupos com temas diferenciados, que abrangessem alguma área do conhecimento de seus interesses e logo após se deu início a concretização das pesquisas, e montagem de suas apresentações por meio de banners, maquetes, protótipos, experimentos ou slides. O projeto de extensão propõe a formação integral tanto dos bolsistas como dos alunos da escola básica, pois oportuniza que os alunos tenham um amplo e efetivo contato com os conhecimentos científicos e que os relacionem com seu cotidiano. Dentro dessa possibilidade é importante destacar que além dos alunos estabelecerem um contato diferenciado com o mundo das pesquisas, eles também estão compreendendo as implicações sociais dos seus temas de estudo e estão desenvolvendo argumentos para que os fenômenos possam ser explicados por eles mesmos. Esse projeto também tem sido de grande proveito para os bolsistas, pois com os alunos e suas pesquisas, nós temos a possibilidade de obter novos conhecimentos nas áreas com as quais não tínhamos muito contato. Além de todas as dificuldades encontradas pelos bolsistas e alunos na pesquisa, nos projetos tem-se obtido resultados promissores que condizem com a ideia inicial, que era desenvolver pesquisas sobre temas que interessassem os alunos. Tendo em vista todos esses aspectos podemos concluir que o projeto de extensão tem efetuado uma grande troca de conhecimento entre os bolsistas e os alunos, que serão levados para o resto da vida de ambas as partes, como inclusão ao meio cientifico e integração entre um instituto federal e uma escola estadual de ensino fundamental.