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Tematizando as práticas corporais no IFRS Campus Farroupilha
Eduarda Portella Gallina, Denis William Gripa, Larissa de Luca Lazaron, Vitória Hammes Medeiros

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Advindo do projeto de ensino “Práticas corporais: ressignificando o corpo em
movimento”, que vem sendo desenvolvido durante o ano de 2019 no IFRS Campus
Farroupilha, este trabalho busca demonstrar a relevância de tematizar as práticas
corporais em suas diferentes manifestações no ambiente escolar. As referidas práticas,
quando executadas e analisadas a partir dos aspectos biológicos, culturais, sociais e
psicológicos que as compõem, são potentes instrumentos para refletir criticamente a
corporeidade e ressignificar as compreensões acerca do corpo em movimento. O
objetivo traçado é oportunizar distintas possibilidades de práticas corporais no IFRS
Campus Farroupilha, ressignificando as compreensões acerca do corpo em movimento
e visando compreender as diferentes finalidades e propósitos das mesmas, com o
intuito de refletir sobre as experiências dos indivíduos praticantes. Como metodologia,
a constante interdependência entre teoria e prática deram origem a duas linhas
distintas de trabalho, em que na primeira delas se investiga, se estuda e se propõe
práticas corporais a serem realizadas pelo público-alvo do projeto, a saber, docentes,
discentes e técnico-administrativos do Campus, e na segunda linha se estuda
teoricamente temas ligados às práticas corporais para a elaboração de ensaios
acadêmicos e posterior debate dessas temáticas com as turmas dos cursos técnicos
integrados ao ensino médio. Até o presente momento, as atividades práticas
propostas foram o slackline, a ioga e a técnica de relaxamento autoliberação
miofascial. Estas atividades foram realizadas nos turnos matutino e vespertino, em
diferentes momentos do ano letivo de 2019, com o intuito de atingir o maior público
possível. Os temas que vêm sendo estudados para escrita dos ensaios acadêmicos e
posterior debate com as turmas são: a) o papel da competitividade na Educação Física escolar; b) as práticas corporais na natureza e sua relação com a educação ambiental;e c) o espaço e a participação das mulheres no esporte. Propiciar atividades do gênero para a comunidade interna do Campus, assim como trazer para o debate assuntos relacionados às mesmas, mostra-se uma importante ação para a democratização das práticas corporais e a ampliação das compreensões de corpo e movimento dos indivíduos. Pode-se concluir que o envolvimento do público-alvo com as práticas corporais até o presente momento vem sendo interessante, e que tematizar as mesmas no ambiente escolar contribui para a formação integral do indivíduo, já que a experienciação traz consigo sensações e aprendizados únicos que resultam em melhores níveis de consciência corporal.

Palavras-chave


Palavras-chave: Práticas corporais; Cultura corporal do movimento; Ensino.

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