Última alteração: 02-03-2020
Resumo
As feiras de ciências proporcionam um conjunto de experiências a comunidade escolar, desde as descobertas científicas até a socialização destes conhecimentos. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2019 experimentaram a condição de orientadores dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens. O objetivo deste trabalho é o relato do contato enfocando as orientações com os alunos, as diversidades e singularidades destes estudantes, e a aplicação de práticas aprendidas na área da psicologia da aprendizagem. Os atores envolvidos nas orientações foram 4 grupos de alunos, do 6º e 7º ano do ensino fundamental. As orientações com os grupos ocorreram de maneira presencial, uma vez por semana, durante um período de 50 minutos, normalmente na disciplina de educação física. Optou-se por orientar estes 4 grupos em local separado e de forma privada. Durante as orientações ocorreram situações adversas, onde pode-se utilizar ensinamentos da disciplina de psicologia da aprendizagem, considerando a individualidade de cada aluno. Nos primeiros encontros houve a definição dos temas, sendo que no 1º grupo os alunos já chegaram com o tema previamente escolhido por eles, o 2º grupo escolheu um dos temas propostos pelos professores, o 3º grupo teve muita dificuldade e ocuparam mais aulas do que o previsto para a escolha do tema e o 4º grupo escolheu um tema relacionado ao trabalho das famílias. Os alunos tiveram a experiência de experimentar a investigação científica, discutir e apresentar os resultados na feira de ciências da escola, que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2019. No final da feira foram escolhidos 3 destaques, sendo que 2 deles foram destes grupos orientados. A orientação destes alunos foi um processo de ensino-aprendizagem valioso para o bolsista do PIBID, um momento de experimentar o que se aprende em aula, e que influencia na formação do futuro professor. Estar presente na realidade da escola, ter o contato com os alunos, conhecer suas peculiaridades e estar inserido no ambiente escolar encontrando-se como um dos protagonistas da relação professor-aluno, foi uma oportunidade única e que agregou muito na construção da identidade de professor.