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Olimpíadas de matemática: a relação da extensão entre licenciandos e comunidade externa.
Eduarda Santos de Oliveira, Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, Carina Loureiro Andrade

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escolas”, criado no IFRS Campus Canoas, em 2018, tem como principal objetivo a preparação de alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede pública da cidade de Canoas para a participação em olimpíadas de Matemática, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A preparação aconteceu através de encontros que ocorreram semanalmente, separados em dois grupos, sendo um do ensino fundamental e outro do ensino médio. Inicialmente, o projeto era focado principalmente na preparação dos alunos para as competições, com o objetivo de estimular o estudo da Matemática e preparar os alunos das escolas da região para as olimpíadas. No decorrer da organização inicial, por demanda dos alunos da licenciatura em matemática, formou-se um grupo de resoluções de questões da OBMEP e este juntou-se aos encontros de preparação, trazendo os licenciandos participantes como colaboradores responsáveis pelas aulas. Atendendendo assim, dupla demanda, sendo a dos alunos do ensino básico a criação de um espaço de discussões e reflexões sobre as diferentes perspectivas da matemática, que muitas vezes acaba faltando dentro da sala de aula regular por diversos motivos. Atendendo à demanda dos licenciandos que se interessavam por dedicar um tempo às resoluções de questões de competições como a da OBMEP e, para além disso, possibilitando vivências de prática docente e reflexões sobre teoria e ensino antes de seu período de estágio curricular. A divulgação das atividades foi feita para escolas municipais e estaduais de Canoas parceiras do Campus, e muitas delas recomendaram que seus alunos classificados para a segunda fase da OBMEP participassem dos encontros de discussões. Cada encontro demandou de dois momentos: inicialmente a preparação em que o grupo de resoluções reunia-se para pensar as questões dos encontros e depois a realização das aulas. Na edição de 2018, os estudantes participantes conquistaram 3 medalhas e 9 menções honrosas na OBMEP e o projeto certificou 30 alunos pela presença regular nos encontros. A edição deste ano atendeu cerca de 25 alunos do ensino fundamental, 20 alunos do ensino médio e teve o envolvimento de oito licenciandos, relacionando, desta forma, extensão e ensino. As práticas desenvolvidas além de cumprir a dupla demanda, foram resultadas de muita pesquisa e estudo para se concretizar de fato, uma vez que os licenciandos precisaram superar suas práticas, aprimorar seus conhecimentos e desafiar-se com as demandas dos alunos participantes.

Palavras-chave


Matemática; OBMEP; Preparação

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