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Aprendizagem Matemática por meio de vídeos com fantoches
Bruna oliveira Silva, Fabiana Gerusa Leindeker Silva, Carla Daniela Guasselli da Silva Engel, Mayra Leindeker Maffini, Leonardo Geziel de Matos Dada

Última alteração: 09-12-2019

Resumo


Resumo: Este trabalho é uma proposta de ensino realizada no Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), concedido pela Capes e, apoiada pelo Projeto Indissociável Educação Matemática: produção e divulgação científica. O objetivo central é relatar sobre uma proposta destinada ao ensino de matemática por meio da utilização de um vídeo de uma peça teatral elaborada e produzida pelos seus autores. Para tanto, foram realizadas oficinas de áudio e vídeo, para que os bolsistas aprendessem a produzir e editar vídeos  com uma boa resolução e assim obter um arquivo de qualidade e com cenários diversificados. A abordagem educativa consiste na apresentação dos vídeos produzidos a partir de peças lúdicas, realizadas com fantoches para a introdução ou retomada de conteúdos de matemática abordados no ensino fundamental. Estas atividades lúdicas mencionadas proporcionam aos estudantes um momento de diversão e descontração sem deixar de assimilar os conteúdos envolvidos, pois estas envolvem conceitos e aplicações da matemática no dia a dia, fazendo com que os estudantes percebam a importância  do que está sendo ensinado em sala de aula. No desenvolvimento do projeto criaram-se diversas peças teatrais. Os autores deste trabalho escolheram um dos esquetes intitulado “Férias de Verão” que aborda o conteúdo de porcentagem e realizaram a produção do vídeo da peça e a elaboração de uma atividade vinculada ao vídeo para ser aplicada, após a apresentação deste, aos alunos nas escolas parceiras. Com a produção e edição do vídeo a proposta de ensino, em breve será aplicada nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental em duas escolas parceiras no programa, uma estadual e outra municipal, localizadas na cidade de Osório. Até o momento, com a implantação do projeto, pode-se afirmar que alguns resultados parciais foram atingidos, tais como proporcionar aos discentes, autores deste trabalho, acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório, a aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas, a reflexão sobre a prática profissional e a oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas no ensino da Matemática. Consideramos que com essa proposta de ensino de Matemática por meio dos vídeos produzidos utilizando fantoches pode auxiliar no desenvolvimento construtivo do aluno, propiciar a revisão de conteúdos já estudados além de gerar o interesse na aquisição de novos conhecimentos por se tratar do lúdico contribuindo com o ensino e aprendizagem da Matemática.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; vídeos; fantoches

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