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O ensino da matemática por meio do recurso didático: Trilha dos Múltiplos
Giulia Gonçalves da Silva, Fabiana Gerusa Leindeker Silva, Mayra Leindeker Maffini, Kelli Lessa de Souza

Última alteração: 09-12-2019

Resumo


O presente trabalho, elaborado pela bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, e com apoio do Projeto Indissociável Educação Matemática: produção e divulgação científica, apresenta uma proposta de ensino na disciplina de matemática que consiste na aplicação de um jogo no processo de fixação do conteúdo de Mínimo Múltiplo Comum (MMC). Foi motivado pelo fato de que o conteúdo citado é pouco trabalhado em seu total significado no ensino fundamental, sendo utilizado apenas quando são abordadas operações de soma e subtração de frações. O jogo intitulado trilha dos múltiplos pode ser utilizado como recurso didático para complementar o processo de fixação do conhecimento. Têm-se como objetivos abordar a utilização de jogos matemáticos e a aplicação de atividades lúdicas, verificando a possível influência no processo de fixação de conteúdos matemáticos. Sabe-se que são diversos os fatores que interferem na aprendizagem dos conteúdos, sendo o papel do educador criar as melhores condições para que a construção do conhecimento ocorra, observando a metodologia empregada. O recurso didático, elaborado pela bolsista, consiste num jogo de tabuleiro que aborda questões que utilizam o conceito de MMC em uma abordagem mais completa. Durante a aplicação do recurso, em uma escola no Município de Osório, com os alunos do sexto ano, primeiramente foi necessária uma revisão do conteúdo além da apresentação de como resolver problemas envolvendo o MMC. Após a revisão foram apresentadas aos estudantes as regras do jogo, estes se mostraram animados em resolver os problemas, mesmo apresentando algumas dificuldades no desenvolvimento dos cálculos. Com isso, notou-se que, por meio da utilização de jogos durante as aulas de Matemática, é possível promover o conhecimento matemático de forma lúdica e transformar o processo de fixação em algo prazeroso para o aluno, aumentando seu interesse pelo assunto e motivando a gostar ainda mais da Matemática. Foi observado ainda, que os estudantes foram capazes de estabelecer relações entre o jogo e o conteúdo visto em sala de aula, vivenciando uma perspectiva dinâmica e lúdica na Matemática, mostrando que a proposta é um eficiente recurso de aprendizagem. Desta forma, a aplicação do jogo “Trilha dos Múltiplos” pode ser vista como uma atividade lúdica que foge da aula tradicional de matemática, onde os alunos podem jogar e aprender ao mesmo tempo, já que o jogo é totalmente planejado para fixar o conteúdo e também para descontrair os alunos.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Recurso Didático; Jogos

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