Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
A motivação dos estudantes do IFRS Restinga para participar das equipes esportivas
Bruno Rodrigues Hahl, Cintia Mussi Alvim Stocchero

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Estudos realizados em diversos estados do Brasil nos últimos anos apontam que mais de 40% dos adolescentes não atingem o tempo mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base nesses dados e na preocupação de que um estilo de vida sedentário na adolescência perdure na vida adulta, programas e projetos que incentivem a prática regular de atividade física nessa faixa etária se fazem necessários. Nesse contexto, insere-se o Projeto de Ensino de Monitoria em Educação Física e Equipes Esportivas oferecido pelo IFRS Restinga que oportuniza a todos os alunos do campus a prática de quatro modalidades esportivas: Futsal, Voleibol, Judô e Tênis de Mesa. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar as motivações que levaram os estudantes do IFRS Restinga a participar efetivamente dos treinos e das equipes. Para isso, utilizamos o Questionário de Motivação para Atividades Desportivas (QMAD), composto por 30 itens agrupados em oito seções: Competição; Forma Física; Afiliação Geral; Competência Técnica; Afiliação Específica; Prazer/Ocupação do Tempo; Status; Emoção. O questionário foi aplicado em todos os alunos que possuíam frequência nos treinamentos igual ou superior a 75%, totalizando 32 estudantes, distribuídos da seguinte forma: 8 alunos do futsal, 15 do voleibol, 7 do judô e 2 do tênis de mesa. A população do estudo foi composta por adolescentes de 15 a 20 anos de idade, sendo 10 meninas e 22 meninos. O item “Melhorar a minha técnica” ficou com a melhor média no futsal e no voleibol e o item “Aprender novas técnicas” ficou com a melhor média no Tênis de Mesa e no Judô. O tópico “Desenvolvimento no esporte” ficou entre os três maiores valores de cada modalidade. Todos os itens citados fazem parte da seção denominada como Competência Técnica. Entre as meninas os itens com melhor média foram “Melhorar minha técnica” e “Estar em boa condição física” enquanto que entre os meninos foi “Melhorar minha técnica” seguido do “Desenvolvimento no esporte”. A partir dos dados coletados, percebe-se que os alunos do IFRS Restinga estão interessados em aprender ou aprimorar gestos e fundamentos técnicos das modalidades e esse desejo é o principal fator motivacional para a permanência nas equipes oferecidas pelo campus. A partir desse resultado, uma metodologia de ensino voltada para o aperfeiçoamento técnico individual deve ser priorizada.



Palavras-chave


motivação; adolescentes; atividade Física

Texto completo: PDF