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Projeto Luz, Câmera... EducACÃO a Distância: produção de videoaulas pelos estudantes do curso de licenciatura
João Vitor Do Amaral Pichetti, Adriana Ferreira Boeira, Fernando de Oliveira Leão

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


O Projeto de Ensino “Luz, Câmera… EducAÇÃO a Distância” tem como objetivo geral apoiar a comunidade do campus Vacaria, no uso do Moodle, ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) oficial do IFRS, como suporte às atividades de ensino presenciais e a distância, explorando as suas potencialidades e assessorar na produção de videoaulas. A produção de uma videoaula implica seguir algumas etapas: ideia, roteiro, pré-produção, gravação e edição. Nesse sentido, o presente trabalho tem a intenção de apresentar como o bolsista, estudante do Curso Integrado em Multimídia, assessora os estudantes do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na produção de videoaulas. A abordagem metodológica empregada é de caráter qualitativo a partir da proposta de avaliação interdisciplinar, dos professores, nos componentes curriculares Metodologia do Ensino de Ciências e Botânica Sistemática II. Inicialmente, em sala de aula, conforme cronograma, os estudantes realizam estudos sobre as famílias botânicas e sobre a produção de videoaulas. Também, podem realizar o curso a distância, de quarenta horas, “Criação de Videoaulas”, promovido pela Coordenadoria de Educação a Distância do IFRS. Em seguida, utilizando arquivo de texto compartilhado pelas professoras no Google Drive, individualmente, produzem o roteiro registrando as informações: Assunto, Necessidades, Objetivo(s), Conteúdo(s), Metodologia, Tempo, Recursos, Avaliação, Tarefa, Observações, Referências e Anexo(s). Posteriormente, com o auxílio do bolsista, em algumas aulas e por meio do agendamento de horário extraclasse, os estudantes gravam os vídeos. Para isso, são utilizados os equipamentos (câmera, microfone, iluminação) do NEaD. Depois, o bolsista, utilizando o software Premiere Filmora, também auxilia na edição das videoaulas: une todas as partes produzidas e inclui imagens que ilustram a fala (como vinheta, filmagem, gráficos e legendas). Após a avaliação das professoras, alguns vídeos, que têm entre quatro e cinco minutos, são revisados, finalizados e publicados pelo bolsista no canal do NEaD no YouTube. Verifica-se interesse e empolgação dos estudantes da licenciatura quando realizam a gravação de suas videoaulas, demonstrando ideias criativas. Contudo, apresentam dificuldades principalmente na edição do material. Assim, as ações do Projeto contribuem para a integração e o compartilhamento dos conhecimentos entre os estudantes de diferentes cursos; promovem a formação dos futuros professores e técnicos em multimídia, possibilitando que os estudantes reflitam e apliquem seus conhecimentos no planejamento, produção e utilização de videoaulas no enriquecimento das atividades curriculares. Além disso, o bolsista realiza atendimento para esclarecimentos das dúvidas e a capacitação dos professores para utilização do Moodle.

 


Palavras-chave


Videoaulas; Estudantes; Licenciatura

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