Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
LApis 2019: aprendendo na teoria e na prática sobre a criação de abelhas
Dainara Regina Roesler, Renata Porto Alegre Garcia, Emerson Soares Lopes, Oderlei Cristiano Schroeder

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


A apicultura é uma importante atividade relacionada ao meio agrícola. As abelhas desempenham um papel fundamental em termos de polinização e, portanto, no aumento de produtividade dos cultivos. Além disso, através dos produtos oriundos da criação de abelhas, se tem uma oportunidade de fonte de renda, alternativa principalmente a agricultores familiares. Dada a importância das abelhas e da atividade apícola é de grande valia aspectos que abranjam a mesma em meio acadêmico, bem como ações de ensino que busquem aliar a teoria e a prática sobre o assunto. Sendo assim o objetivo das atividades de ensino baseou-se em elucidar para os alunos as práticas e os manejos necessários na criação de abelhas sejam elas com ou sem ferrão. Também se buscou, com os conhecimentos passados através de palestras, reuniões, aulas práticas e demais ações a conscientização da sociedade em geral principalmente no que diz respeito a importância das abelhas, a manutenção da biodiversidade e a polinização de plantas. Das ações realizadas no projeto, pode-se citar a participação dos bolsistas e voluntários nas aulas práticas do ensino médio integrado e superior sendo estas realizadas no apiário escola do campus. O projeto de ensino em questão teve grande valia para os alunos envolvidos, sendo eles bolsistas, voluntários e afins, visto que os mesmos aprendem fazendo os manejos necessários, como por exemplo a elaboração de alimento energético e proteico a serem fornecidos as abelhas em épocas com pouca floração. As noções geradas são importantes, uma vez que as tarefas práticas proporcionam um aprendizado mais amplo, facilitado e concreto. Nesse sentido pode-se citar que as ceras utilizadas nos manejos do apiário eram derretidas por meio do método a vapor, porém foi desenvolvido pelos alunos do projeto um derretedor solar, possibilitando uma fonte de energia sustentável para a execução deste processo, dando uma opção barata a esta prática. O contato com outros alunos e a possibilidade de passar conhecimentos a terceiros também tem muito a agregar no processo de aprendizagem, uma vez que é possível que o aluno tenha em sua trajetória aspectos relacionados ao âmbito social, fundamental para a formação de profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Considera-se por fim, alcançados os objetivos do trabalho e que todas as atividades realizadas dentro do projeto de ensino agregaram muito a todos os envolvidos.

Palavras-chave


Apicultura. Aulas práticas. Projeto de ensino.

Texto completo: PDF