Tamanho da fonte:
Identidades sociais entre os estudantes do ensino médio do Campus Bento Gonçalves do IFRS: gênero, religiosidade e participação política
Última alteração: 09-12-2019
Resumo
A presente pesquisa é centrada na coleta de dados e análise sociológica a respeito de temasrecorrentes na sociedade atual – entre eles a política, a religião e a sexualidade, além dapercepção de dados midiáticos pelos participantes –, de forma a mentalizar-se asconcepções dos jovens ao longo dos anos e a evolução dos pensamentos e ações individuaiscom o surgimento de meios de comunicação como a televisão e a internet. Traçandocaracterísticas comuns e distintas entre as diferentes respostas, é possível moldar umasuposição de suas preferências e caracterizá-las de modo a reconhecer suas visões políticas esociais, bem como as razões para tais propensões. Por meio da coleta de dadosquantitativos e qualitativos dos alunos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensinomédio do campus de atuação – em formulários e entrevistas semi-estruturadas,respectivamente – durante os três anos de vigência da análise, é possível traçar suaspersonalidades e perquirir, com base sociológica e literária, suas intuições acerca dos trêseixos principais que compõem o trabalho, compreendendo a evolução do comportamentohumano e de quais formas as influências ocorrem no ambiente acadêmico. Após o estudo etranscrição das interlocuções, feito com o auxílio de livros e artigos escritos por especialistasna área, fora viável a organização dos dados e consequente observação do cenário atual,que proporcionou de forma ainda mais clara os benefícios do projeto à comunidadeestudantil, como meio de compreender a si mesmos e, também, obter informações que lhefariam se sentir, posteriormente, parte efetiva do corpo acadêmico. As relaçõesinterpessoais ficam como parte marcante da formação individual na adolescência, agindocomo criadora de opiniões, vivências e movimentos abordados nas entrelinhas da análise de identidade sociais.
Palavras-chave
Sociologia; Psicologia; Juventude; Individualidade
Texto completo:
PDF