Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Ensinando e aprendendo matemática: oficinas para revisão de conceitos do Ensino Fundamental
Pamela Pioner, Elisa Daminelli, Henrique de Andrades, Davi Kaipper

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Diante da constatação da fragilidade e inconsistência nas habilidades e conhecimentos dos alunos do ensino médio na área das exatas, verificou-se a necessidade de realizar atividades extraclasse com o intuito de contribuir para solucionar este problema. Pretende-se retomar assuntos do Ensino Fundamental da disciplina de Matemática nos quais os estudantes apresentam dificuldades e, por isso, atrapalham o processo de aprendizagem de novos conteúdos e conceitos. Muitos alunos têm dificuldade em aprender os elementos de Matemática, e de outras disciplinas nas áreas exatas, como a Física do Ensino Médio, por não terem uma estrutura de conteúdos básicos bem formada, especialmente em Matemática. Visa-se desenvolver o estudo dos conteúdos selecionados a partir de uma postura mais dinâmica e menos tradicional em relação à sala de aula, através do uso de jogos e materiais práticos, e atentando a um discurso menos conteudista e mais adaptativo, assim como selecionar conteúdos que os alunos tenham interesse por terem maior dificuldade neles. As atividades são realizadas no turno da tarde com estudantes dos 2º anos do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório e se pretende, nos próximos anos, atender também os alunos das turmas do 1º ano, assim como aliar a extensão para permitir que alunos de outras instituições possam participar das oficinas. Nos encontros já realizados, tratamos de assuntos como geometria e decimais, utilizando jogos, como o Tangram, e outras atividades lúdicas. Assim, notamos que os alunos estão demonstrando mais interesse pelas atividades de Matemática e as estão entendendo e aprendendo melhor com a nova abordagem, e a cada encontro há novas procuras pelo projeto. Esperamos, até o fim do ano, tratar de diversas habilidades com os participantes do projeto, ajudando-os a criar uma base bem estruturada em Matemática e facilitar o seu aprendizado durante os anos seguintes no Ensino Médio.

Palavras-chave


Ensino Fundamental; Matemática; Oficinas

Texto completo: PDF