Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto Moodle Inclui: produção de curso sobre Educação Inclusiva
Yasmim Zanella Accioly Fernandez, Adriana Ferreira Boeira, Jorge Eduardo de Abreu Varela Ribeiro

Última alteração: 09-12-2019

Resumo


O Projeto Moodle Inclui envolve ações de estudantes e professores de três campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS): Farroupilha, Rio Grande e Vacaria. No campus Vacaria, por meio de abordagem metodológica de caráter qualitativo, desenvolve-se o curso “Educação Inclusiva”. O objetivo desse trabalho é apresentar informações sobre o curso e algumas ações desenvolvidas pelos bolsistas para sua elaboração. O curso será composto por  seis módulos: Educação Inclusiva; Percurso Histórico; Legislação Brasileira; As Deficiências: física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e surdocegueira; Os Transtornos: transtornos de espectro do autismo (tea), transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade; As Altas Habilidades/Superdotação. Será ministrado na modalidade a distância, no Moodle do IFRS, <https://moodle.ifrs.edu.br>, sem tutoria e prazos, oportunizando ao participante dedicar-se ao curso no seu ritmo. Destinado aos estudantes dos cursos de licenciatura e professores, busca possibilitar a reflexão sobre os conceitos e a inserção de práticas inclusivas no ambiente educacional, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores, possibilitando que os mesmos sejam capazes de construir práticas educativas inclusivas, que qualifiquem os espaços, as experiências e as práticas escolares. Inicialmente, os bolsistas realizaram os cursos a distância, “Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso” e “Moodle Básico para Professores - Elaboração de Curso”, <https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/>, promovidos pela Coordenadoria de Educação a Distância do IFRS. Em seguida, realizaram pesquisas e estudos sobre o tema. Depois, iniciaram a produção do curso que é constituído de materiais, produzidos em 2016, e fizeram parte do conteúdo do "Curso Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão", oferecido a distância pelo IFRS em 2016, através de parceria, entre o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) do Campus Bento Gonçalves e o CTA (Centro Tecnológico de Acessibilidade) do IFRS. Assim, os bolsista tem editado os materiais, buscando a acessibilidade, utilizando-se de linguagem simples e clara, descrição para as imagens, uso de cores com contraste, fontes sem serifa, legenda, tradução para Libras. Até momento, os dois módulos iniciais estão produzidos, com licenças de uso irrestrito Creative Commons, apresentando alguns conteúdos narrados pelos bolsistas para possibilitar o acesso ao material por pessoas cegas ou com baixa visão; também, apresenta alguns vídeos produzidos no Adobe Premiere e VLibras, que possibilitam o acesso ao conteúdo por pessoas surdas. Por fim, são inseridos desafios para os participantes aplicarem seus conhecimentos sobre o tema estudado.


Palavras-chave


Moodle Inclui; Curso; Educação Inclusiva

Texto completo: PDF