Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
MAPEAMENTO DA TRILHA DO IFRS CAMPUS VIAMÃO
Annia Dos Anjos, Robson Garcia Da Silva

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Ao longo dos últimos tempos, as trilhas ecológicas têm se constituído como um importante instrumento para promover práticas de Educação Ambiental (EA) para estudantes e professores. Embora possua uma imensa área verde que ocupa quase metade do seu território, Viamão carece de iniciativas que promovam programas de educação ambiental por meio de trilhas ecológicas. Diante disso, o projeto de Ensino  Trilha no Campus se constitui como um programa de educação ambiental que buscará implementar uma trilha ecológica em uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada no IFRS Campus Viamão. Essa trilha possui uma área de vegetação nativa conservada que está circunvizinha ao Condomínio Horizontal Cantegril e próxima do Arroio São Lucas, o qual  suas margens, conforme o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012), são consideradas APP. Nesse contexto o presente trabalho busca mapear a trilha ecológica localizada no campus. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas, por meio do levantamento de trabalhos acadêmicos, visitação na trilha para determinação e georreferenciamento do percurso da trilha e dos pontos determinados, elaboração de um mapa, identificação de atrativos para a trilha e sinalização do percurso e das estações. Como resultados foi elaborado um mapa que contém a delimitação do percurso, das estações e seus respectivos nomes, de acordo com suas características. Portanto constatou-se que a trilha tem um grande potencial educativo e conscientizador, em virtude de suas características naturais e também de intervenções antrópicas. Percebeu-se que a trilha tem potencial para promoção da educação e conscientização ecológica, podendo abrir novos percursos que podem finalizar a trilha em outros locais, mudando sua forma, sua duração e nível de dificuldade.

Palavras-chave


Trilha Ecológica; Educação Ambiental; Mapeamento.

Texto completo: PDF