Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência sobre o programa de extensão “Um mundo através das lentes”
Marina Michelotto Klacewicz, Diego Hepp

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Meu nome é Marina Michelotto Klacewicz e sou graduada no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia e Química (LCN) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. Em 2018 candidatei-me para o programa de extensão “Um mundo através das lentes!” conhecido também pela sigla “UMAL”, desde então venho participando como bolsista.  O programa de extensão é desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre e tem como finalidade criar e desenvolver atividades práticas com o uso de microscópios ópticos e estereoscópios para escolas da rede pública de Porto Alegre e região Metropolitana. Com isso o programa de extensão “UMAL” visa aproximar a comunidade externa da instituição e auxiliar nas possíveis lacunas de aprendizagem no ensino de ciências da natureza. Como bolsista no programa desenvolvi atividades que me conferiram aprimoramento na função de professora de Ciências da Natureza. Durante a bolsa atuei na manutenção dos laboratórios utilizados para as aulas práticas assim como aquisição de materiais e reagentes, fui responsável em entrar em contato com as escolas e realizar o agendamento das aulas, realizei os planejamentos das atividades assim como a criação dos roteiros práticos, preparei os materiais e por fim ministrei as aulas para os alunos. Ao término dessa bolsa, acredito que tive um grande crescimento, tanto pessoal quanto profissional, tornei-me mais confiante em ministrar as aulas e melhorei minha forma de comunicação com os alunos e professores. Programas como o “Mundo através das lentes!” auxiliam tanto a comunidade geral como os alunos na Instituição, principalmente os de Licenciatura em Ciências da Natureza, pois podem ter um contato direto com alunos da rede pública e aprimorar suas habilidades como professores.


Palavras-chave


Ensino básico; Microscopia; Atividade prática

Texto completo: PDF