Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Estratégias para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRS - Campus Porto Alegre
Arthur de Castro Fraga, Juliana Prediger, Anderson Rodrigues Corrêa, Aline Martins Disconsi

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


A expansão da rede federal de ensino básico, técnico, tecnológico e superior busca atender a demanda de qualificação da população brasileira, especialmente em regiões desprovidas de políticas públicas, promovendo-se a inclusão e o desenvolvimento regional, de forma multiescalar, realidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A inserção dos grupos sociais proporcionada pela referida expansão possibilita a efetiva transformação social, visto que a inclusão educacional funciona como uma ferramenta de construção de saberes, proporcionando aos sujeitos condições para o domínio dos conhecimentos. Nessa esteira, a análise e o debate do perfil dos estudantes do IFRS campus Porto Alegre (POA) e do território onde estão inseridos, torna-se fundamental ao propósito da instituição. Destarte, o presente projeto, denominado Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do
campus POA do IFRS (PEPE), objetiva o desenvolver medidas estratégicas que favoreçam a permanência e o êxito no processo de formação integral dos estudantes do IFRS do Campus Porto Alegre. No tocante aos objetivos específicos, espera-se: identificar as fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudantes, categorizar as fragilidades nas características propostas neste plano: Individual, Internas da Instituição e Externas e estabelecer estratégias com vistas à permanência e êxito dos estudantes através de uma sequência de etapas que favoreçam a permanência e o êxito no processo de formação integral dos estudantes do IFRS. Nesse sentido, foram realizadas às seguintes ações com vistas à identificar e intervir em situações de risco de evasão: Plano de controle online para que seja
possível acompanhar constantemente os possíveis estudantes sujeitos à evasão/retenção e identificar alunos com uma elevada porcentagem de faltas e mapeamento de todos que estão trancados, não matriculados e abandonados, levantamento dos motivos dos trancamentos e abandonos via email, formulário google, organização dessas informações por curso, buscando encontrar correspondência entre o motivo da evasão e o curso do estudante para que seja
possível traçar estratégias, Questionários para mapeamento de “motivos para desistir ou ficar” no curso. Os próximos passos da pesquisa serão relacionar os dados produzidos com às informações já disponibilizadas pelo PEPE - IFRS, para levantar correlações devolutiva de alguns dados para os colegiados de cursos para pensar conjuntamente estratégias de enfrentamento aos fatores de evasão. Este projeto tem como produto principal esperado um Observatório de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRS, o qual considera o mapeamento do perfil dos estudantes do IFRS nas diferentes fases da trajetória estudantil.

Palavras-chave


Plano estratégico; permanência; êxito

Texto completo: PDF