Última alteração: 18-12-2019
Resumo
A língua inglesa vem sendo cada vez mais valorizada na vida do cidadão brasileiro, sendo ela muito importante para a comunicação, viagens, estudos, negócios e entretenimento, fazendo-se cada vez mais presente na vida, pessoal, acadêmica e profissional. O presente trabalho tem por objetivo apresentar dados referentes ao curso de Língua Inglesa, Move On: inglês na comunidade, que se encontra em fase de consolidação, visto ser esta sua quarta edição. O oportuniza aulas de inglês gratuitas, sem nenhum tipo de mensalidade ou pagamento, e de qualidade para as comunidades próximas ao Campus IFRS de Caxias do Sul, não gerando, também, elevados custos com transporte. O curso é dividido em 6 turmas, organizadas em turnos distintos e em três diferentes Módulos (I, II e III). No ano de 2019, o curso completa 3 anos de existência, sendo as aulas ministradas por 4 bolsistas, 3 voluntárias e a coordenadora do projeto. Os interessados no curso, após fazer a inscrição, via formulário eletrônico, são submetidos a um teste de nivelamento para depois serem designados a uma turma e um módulo conforme seus níveis de conhecimento. As bolsistas e voluntárias, em conjunto com a coordenadora, elaboraram um planejamento das aulas e dos conteúdos que serão ensinados, utilizando a internet, o material disponível no E-Tec Idiomas e nos livros didáticos. As aulas são ministradas de forma dialogada, utilizando, inicialmente a língua portuguesa, mas com progressivo uso da língua-alvo. As atividades realizadas visam oportunizar o desenvolvimento das quatro habilidades fundamentais no que tange à aprendizagem de língua estrangeira: reading, listening, writing e speaking. Dentre os resultados obtidos, acredita-se que este projeto, possibilita aos alunos a aprendizagem de uma língua estrangeira de forma totalmente gratuita e de qualidade. Além disso, garante às ministrantes das aulas a oportunidade de verificar e expandir seus conhecimentos acerca da língua inglesa e, também, compreender o aprendizado sob uma nova perspectiva, uma vez que amplia-se o contato com a dimensão pedagógica. As alunas bolsistas tornam-se ministrantes das aulas, vivenciando, deste modo, novas experiências na área de ensino, as quais colaboram tanto para sua formação profissional e acadêmica quanto pessoal.