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Desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de ciências inclusivo
Fabíola Pelissoli Ferri, Marla Heckler

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


Dados apontam que o número de alunos com necessidades especiais matriculados na rede regular do ensino básico é crescente. Entretanto, além de assegurar seu acesso é necessário, também, garantir sua permanência e êxito. Sendo assim, além das tão importantes adaptações no espaço físico das escolas e instituições é preciso preparar todos os atores envolvidos no processo educativo e dispor de materiais adequados para serem utilizados nas aulas. Vale lembrar, que as aulas das disciplinas das ciências exploram, majoritariamente, a visão, e por isso se faz necessário lançar mão de recursos para que o deficiente visual “enxergue”. Portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver materiais didáticos de baixo custo, manipuláveis, que possam ser utilizados em aulas de Física e Astronomia por alunos com e sem deficiência visual. Inicialmente efetuamos uma revisão bibliográfica em revistas de ensino de física e astronomia que tratassem do tema, materiais desenvolvidos e testados para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Após essa etapa inicial, criamos um protótipo que consiste em uma constelação tátil usando recursos recicláveis como papelão e papel machê. Além de ser de baixo custo o papel machê possibilita a criação de diferentes texturas que podem ser percebidas ao toque. Estamos em fase de aplicação do material desenvolvido através de oficinas no Clube de Astronomia do IFRS/Campus Osório. A partir dos dados obtidos nas oficinas efetuaremos melhorias no material desenvolvido para posterior utilização em aulas regulares e oficinas para diferentes públicos como professores e alunos das licenciaturas, por exemplo, além de avaliar aspectos que podem constituir barreiras para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra.

Palavras-chave


Inclusão; Física; Astronomia

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