Última alteração: 06-12-2019
Resumo
Com o desenvolvimento tecnológico atual, surgiu a necessidade de os indivíduos agregarem a utilização de tecnologias vestíveis em seu dia a dia. Essas tecnologias podem ser encontradas em diferentes setores industriais, tais como na saúde, na aeronáutica, na eletrônica, na agrícola e na moda. No entanto, no setor industrial da moda, especificamente no processo produtivo, deficiências em termos de informações sobre a presença destas tecnologias são constantes. Ao desenvolver produtos com recursos inovadores e tecnológicos é necessária a interação de diversos atores que juntos formam um ecossistema de valor. Os ecossistemas de valor possuem como objetivo produzir um determinado produto com a presença de atores e seus respectivos agentes interagindo de forma simultânea, competindo e cooperando entre si, como exemplo, pode ser citada a interação entre as indústrias da moda e da eletrônica. Portanto, o presente trabalho tem como propósito identificar os possíveis participantes do ecossistema de valor de moda, considerando a presença das tecnologias vestíveis. No ecossistema proposto, o negócio central é o produto com recursos tecnológicos. Para este fim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura com o auxílio das bases de dados Ebsco, Scielo, Web of Science, Scopus, Emerald e da literatura cinzenta (Google Acadêmico). Para a pesquisa nas bases foram elencadas um conjunto de palavras-chave, como exemplo fashion, business ecosystem, wearable tecnology, combinadas com o operador boleano “AND”. Assim, inicialmente foram analisados 6.881 títulos entre os documentos estavam artigos científicos, relatórios técnicos, matérias de revistas, destes 349 pesquisas foram selecionados para análise do abstract. Por fim, quinze documentos possuíam a presença de cadeias de valor ou ecossistemas de moda e foram separados para análise na íntegra. Após a leitura completa dos documentos, extraiu-se os atores presentes nos modelos e construiu-se uma tabela, a qual serviu de base para a proposição do ecossistema de valor da moda, na perspectiva das tecnologias vestíveis. Assim, o ecossistema proposto possui: um negócio central denominado “Produto Tecnológico”, entre suas dimensões de apoio encontra-se suporte para o desenvolvimento, transformação, produção, eletrônica e cadeia reversa. Ao final da construção do ecossistema propõem-se como trabalho futuro sua validação, por meio de um questionário semi-estruturado. Ao desenvolver a pesquisa foi observado que o ecossistema de valor da moda possui diversos atores e pode ser identificado como complexo e heterogéneo, assim percebe-se a importância da identificação e do mapeamento dos autores para uma melhor compreensão da indústria do vestuário.