Tamanho da fonte:
A monitoria como uma forma de auxílio para prática docente inclusiva.
Última alteração: 02-03-2020
Resumo
Atualmente, a inclusão de estudantes com dificuldades de aprendizagem é uma preocupação constante das instituições de ensino, pois estas acreditam que o aprendizado é um pilar para o bem estar do ser humano como um todo. Diante desta conjuntura surgiu o projeto de ensino para auxílio da prática docente inclusiva através de monitorias. A monitoria caracteriza-se pelo auxílio a estudantes com dificuldades de aprendizagens momentâneas ou permanentes, sendo realizada por outro estudante em apoio a um ou mais professores trazendo ao estudante atendido alguns benefícios, como por exemplo, o acompanhamento mais próximo, fazendo com que o mesmo desenvolva as atividades no seu próprio tempo. Essa tem por objetivo planejar e aplicar metodologias mais ativas de ensino, utilizando métodos não convencionais de aprendizagem, que se diferenciam das formas tradicionais que são utilizadas em sala de aula, e aliadas a estas vão ao encontro de uma aprendizagem significativa. A metodologia aplicada nos atendimentos de monitoria do projeto é baseada em exemplificação prática, auxiliando o estudante em atividades de recursos didáticos simples, que são um suporte para métodos utilizados pelos docentes em sala de aula, fazendo com que os estudantes tenham um desenvolvimento mais pleno e significativo das tarefas propostas em aula. Durante o andamento da prática do projeto percebeu-se o avanço significativo do estudante atendido que obteve um desenvolvimento pessoal perceptível, além de resultados satisfatórios nos componentes curriculares cursados no primeiro semestre do corrente ano. Acredita-se diante destes fatos que oportunizar para que pessoas com dificuldades ou necessidades educacionais específicas tenham êxito no processo de aprendizagem em escolas regulares é garantir a educação de qualidade para todos.
Palavras-chave
Monitoria; Auxílio; Ensino.
Texto completo:
PDF