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Práticas corporais para além da sala de aula: o Programa + Educação Física
Pedro Ferreira Pintanel, Mariana Afonso Ost

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O presente texto constitui-se como um relato de experiência do Programa + Educação Física, desenvolvido no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O Programa visa proporcionar aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio práticas da cultura corporal de movimento, ampliando, assim, as vivências no/do componente curricular Educação Física. Atua como espaço amplo das ações da área da Educação Física promovidas a partir dos Projetos “Equipes Esportivas do Campus Osório” e “Dança, Campus Osório!”, além de abrigar eventos relacionados ao componente curricular.  A criação do referido Programa justifica-se devido à necessidade de ampliação da oferta de práticas de lazer e esporte aos estudantes, sendo também uma importante tentativa de suprir a ausência da Educação Física nos Cursos Técnicos Integrados ao longo dos 3º e 4º anos. Ressalta-se que, por se tratar de uma proposta em andamento, apenas resultados parciais podem ser evidenciados, a exemplo do êxito na promoção do “V Torneio de Páscoa”, competição esportiva de caráter recreativo e de integração, organizado por uma comissão e realizado em um ginásio alugado; da promoção do evento em comemoração ao “Dia Mundial da Dança”; e do sucesso de organização da transmissão dos jogos da Seleção Brasileira de futebol feminino pela Copa do Mundo, no auditório do Campus, que promoveu debate sobre a participação das mulheres nos esportes e importantes momentos de reflexões que emocionaram a comunidade escolar. Cabe destacar, também, que o Programa conta com a ação Plantão + Educação Física, que se iniciou no segundo semestre letivo, tendo como proposta a integração e movimento no campus. Essa ação envolve diversos estudantes, oferecendo, no turno inverso, atividades ao ar livre, com caráter recreativo, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e motoras dos participantes, geralmente envolvendo uma média de 15 a 20 participantes. O Plantão dá a oportunidade de inserção para aqueles alunos que demonstram insegurança para se envolverem em contextos esportivos, especialmente, nos meios competitivos. Diante do exposto, salienta-se que o Programa tem sido importante para a formação dos estudantes bolsistas e voluntários, envolvidos no protagonismo das ações, bem como na integração dos participantes, cumprindo, assim, seu objetivo, que é de oportunizar vivências diversificadas da cultura corporal de movimento no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que se estima que os projetos e as ações do programa contemplam a maioria dos estudantes de Nível Médio da Instituição.


Palavras-chave


Corpo; Habilidades cognitivas; Integração

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