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Ação de Educação Ambiental promovida pelo Grupo PET Conexões - Gestão Ambiental tendo como foco a inclusão de pessoas com deficiência
Julia Detzel Kipper, Cibele Schwanke, Evelyn Dias dos Santos, Leandro Maciel de Abreu

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A prática da educação ambiental (EA) representa uma ferramenta capaz de proporcionar uma visão integrada, colaborando na construção de saberes e na formação dos indivíduos, propiciando uma conexão social, de conhecimentos e condutas focados à conservação ambiental e à qualidade de vida. Neste sentido, fomentado pelo Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação (MEC), formou-se o grupo PET- Conexões Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Porto Alegre, ancorado na tríade pesquisa, ensino e extensão. O grupo é composto por doze bolsistas dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências da Natureza e Tecnologia em Gestão Ambiental, promovendo ações de educação ambiental à comunidade. No âmbito da EA não formal, o grupo promove ações e práticas educativas que sensibilizem a coletividade sobre as questões ambientais, possibilitando a participação da comunidade na defesa da qualidade do meio ambiente. Considerando a dimensão multifacetada da EA e sua importância na formação de sociedades sustentáveis e justas, entende-se que sua prática é capaz de aproximar as pessoas independentemente de suas diferenças culturais, intelectuais, sociais, mentais, físicas ou religiosas, objetivando o aprendizado mútuo, minimizando preconceitos e diferenças. Nesse contexto, no ano de 2019, o grupo desenvolveu uma atividade em alusão ao dia do meio ambiente, no Centro Abrigado Zona Norte (CAZON), localizado em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. O CAZON é uma das Unidades da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), que promove auxílio para pessoas adultas com deficiência intelectual, por meio de oficinas ocupacionais. Assim, o grupo realizou oficinas de construção de terrários, oficina de confecção de mandalas a partir de materiais reciclados, exposição de brinquedos produzidos a partir de resíduos sólidos reaproveitados, exposição de materiais didáticos alusivos ao bioma Pampa e distribuição de amostras de repelentes produzidos com elementos de baixo custo. Ao fim das atividades pode-se perceber o interesse e a participação do público nas ações e o aprendizado dos bolsistas tendo como preocupação a interatividade com os participantes.

Palavras-chave


Programa PET Conexões- Gestão Ambiental; Educação Ambiental, Espaços Públicos

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