Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Horta escolar como ambiente de aprendizado
Evelyn Dias dos Santos, Cibele Schwanke, Eduarda Corrêa dos Santos, Julia Detzel Kipper

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O grupo PET Conexões - Gestão Ambiental desenvolveu um projeto intitulado MostraItinerante Ciência em Movimento, realizado por bolsistas, discentes do curso superior deTecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza - Biologia eQuímica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulcampus Porto Alegre. O grupo visa a disseminação de conhecimentos relacionados àtemática ambiental a espaços públicos de forma gratuita. A partir de atividades da MostraItinerante realizadas anteriormente, nos meses de junho e julho de 2019, em uma escola nobairro Cidade Baixa, em Porto Alegre/RS, deu-se a possibilidade de desenvolver umasegunda ação. Após reuniões com a direção escolar, para entendermos as demandas enecessidades da comunidade, oportunizou-se um projeto para a construção de uma horta.Considerando a localização da escola, situada em uma área fortemente urbanizada e queapresenta um déficit de vegetação, objetivou-se transformar o espaço em um ambiente delazer, socialização, ensino e aprendizagem, de forma a realizar atividades interativasvoltadas à educação ambiental, ampliando este espaço para o ensino dos alunos eoportunizando a abordagem de temáticas como água, solo, vegetação e reutilização deresíduos, bem como refletir sobre a interação do ser humano com o ambiente em que vive.O local proposto para a horta, localizado em uma área cercada na unidade escolar,atualmente está sendo destinado ao depósito de resíduos de obras e podas de árvores.Através da avaliação da área, constatou-se a disponibilidade de espaço e incidência solarsatisfatória, viabilizando a organização de um espaço contendo uma horta. Dessa forma,partiu-se para o planejamento das ações. Para processo de construção da horta, previu-se alimpeza do ambiente, seguida de uma revitalização do espaço. Será possível oreaproveitamento de resíduos dispostos nesse local, assim as grades de ferro, dispostascomo entulhos a serem descartados, serão utilizadas para a montagem da horta suspensa,e as madeiras de janelas também descartadas pela escola, servirão como canteiros.Ocorrerá também a reutilização de outros materiais, como garrafas plásticas na construçãode vasos, pás de jardinagem e regadores. Para a área de convívio, serão utilizados pneuspara a confecção dos bancos, buscando uma alternativa de baixo custo financeiro com viésambiental. Com a criação deste espaço de convivência, pretende-se promover umasocialização, de forma integrada, entre comunidade interna e externa da escola, propiciandoa interdisciplinarização de novas atividades com o recurso da horta em sala de aula.

Palavras-chave


Escola; Horta; Reutilizar

Texto completo: PDF