Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Produção de materiais didáticos alternativos para o ensino da Educação Ambiental
Eduarda Corrêa dos Santos, Cibele Schwanke, Evelyn Dias dos Santos

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O PET Conexões - Gestão Ambiental do IFRS, Campus Porto Alegre desenvolve diversos projetos voltados à Educação Ambiental, desenvolvidos em diferentes espaços, por discentes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza - Biologia e Química. Objetivando promover uma participação mais ativa do público nas ações, abordar temáticas científicas e colaborar na construção de saberes alinhados a práticas sustentáveis, o grupo teve como desafio a confecção de materiais educativos alternativos a serem utilizados em suas atividades. Assim, a partir dessa demanda, os bolsistas do grupo PET começaram a confecção de materiais com o uso de recursos já existentes na sala de convívio do grupo e provenientes de doações, como por exemplo: papelão, caixas, garrafas plásticas, entre outros. Cada grupo de bolsistas ficou responsável por uma temática específica e encarregou-se de confeccionar materiais de auxílio para seus respectivos temas, buscando em sua construção utilizar materiais que são considerados descartáveis. No início do processo, separou-se referências de apoio para auxiliar nas ideias e metodologia que seriam realizadas. Logo após isso, iniciou-se o processo de confecção, levando em consideração a faixa etária e o nível de escolaridade do público para o qual tais atividades foram pensadas. Todos os materiais criados foram idealizados para se encaixar nas peculiaridades das temáticas Água e Meio Ambiente, Bioma Pampa, Reciclagem e Meio Ambiente, e Saúde e Meio Ambiente. Foram desenvolvidos caça-palavras, jogos de memória, maquetes, cruzadinhas, brinquedos e coleção de réplicas de fósseis.  Percebeu-se na prática a viabilidade de construir materiais de apoio com recursos alternativos e de baixo custo financeiro e o potencial educativo enquanto elementos que aproximam os alunos das temáticas científicas de forma natural, facilitando o entendimento. A aplicabilidade de ensino fazendo o uso dos materiais colabora também para que o público se inspire, a fim de que possam confeccionar objetos de seu interesse de forma sustentável, tanto voltado à educação ou qualquer outro intuito. O projeto proporcionou o uso da criatividade de cada bolsista, possibilitando aos mesmos colocar em prática todo o conhecimento adquirido dentro do programa e de sua formação acadêmica.

Palavras-chave


Educação; Materiais Alternativos; Meio Ambiente.

Texto completo: PDF