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Gestão de equipes: aplicação de métodos de gerenciamento de projetos em cenário escolar.
Victória Reyes, Serguei Nogueira da Silva, Maiara Rodrigues Cariolick, Celine Ferreira dos Santos

Última alteração: 26-12-2022

Resumo


A Equipe IFeco é uma equipe de projeto, construção e otimização de protótipos de veículos para competições de eficiência energética. Um projeto pode ser caracterizado como “o conjunto de atividades destinadas a criar um produto, serviço ou obter algum tipo de resultado em um determinado espaço de tempo”. O gerenciamento do projeto é definido como a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas de forma efetiva. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é avaliar a aplicação de metodologias de gerenciamento de projetos, visando garantir o desenvolvimento e o sucesso dos processos que envolvem a equipe, formada por alunos de cursos técnicos de fabricação mecânica e automação industrial, assim como engenharia mecânica. Assim, inicialmente foi realizado o planejamento do processo seletivo da equipe do projeto IFeco. Após o processo seletivo foram criados grupos de trabalho de modo que em cada grupo houvessem alunos das diferentes modalidades de ensino. Foi criado o grupo Relações Humanas e Marketing (RHM) e os grupos técnicos de Sistema de Propulsão, Chassi e Carenagem, Instrumentação e Partes Móveis. Os grupos técnicos primeiramente determinaram os requisitos de projeto e exigência do regulamento das competições, análise das alternativas técnicas disponíveis, projeto, simulação virtual, prototipagem e construção final dos elementos. Cabe destacar a interdisciplinaridade da equipe, sendo projetadas e fabricadas grande parte dos elementos constituintes do veículo. Em todas as fases eram constante a interação entre os grupos, uma vez a interação direta dos subsistemas. No grupo de RHM foi o grande diferencial do projeto, onde foi assessorando durante a execução do projeto os demais grupos, realização de atividades para arrecadação de recursos para custeio das atividades. Desta maneira, o desenvolvimento da equipe não foi universal, mas de forma única e no tempo necessário de cada uma das áreas. A aplicação desse sistema de grupos garantiu não só que os integrantes atuassem nas áreas em que mais se identificavam, como também, uma organização onde cada integrante soubesse qual seu papel dentro da equipe e qual seu momento de atuar. A maior resposta à efetividade do sistema se deu durante a participação da equipe na Shell Eco-marathon, onde a equipe atingiu a a 4ª colocação na categoria de protótipos elétricos. Cabe destacar a união entre os conhecimentos adquiridos na sala de aula com a prática aplicada, a verticalização do ensino na prática e mostrando que a separação da equipe por áreas de afinidade contribuiria para o desenvolvimento dos trabalhos.


Palavras-chave


Gerenciamento; Projetos; Inovação Tecnológica.