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A divulgação científica para jovens leitores nas mídias sociais
Augusto Frederico Costa Tieppo, Silvana Kissmann, Stefanie Lemos Barbosa

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


A divulgação científica cumpriu diversos papéis ao longo da história e, desde o início, apresenta ao leitor temas e pesquisas ligados à ciência e à tecnologia. No Brasil, primeiro com jornais e periódicos; depois, com o telégrafo e o rádio, novos formatos foram implementados e o público-alvo expandiu-se e diversificou-se. Recentemente, a popularização da televisão e da internet tornou isso mais aparente. (MASSERANI, 2014). O propósito da divulgação científica é tornar mais conhecidas ideias e temas científicos e também fazer crescer no leitor o senso crítico e a curiosidade; sendo este o papel principal do letramento científico. A popularização da ciência é realizada por jornalistas científicos, instituições e também por cientistas; no entanto, nem todo divulgador consegue transformar dados científicos em material de simples compreensão, evitando a banalização da ciência; faltando, assim, com o rigor científico. É necessário explicar conceitos complexos brevemente e de forma atrativa, pois escrever para um público jovem e não cientificamente letrado apresenta dificuldades relacionadas não somente ao domínio do conhecimento científico; mas, principalmente, relativas ao uso da linguagem, verbal ou não-verbal. Assim, uma análise deve ser realizada para garantir que haja esse equilíbrio e que seja transmitido claramente ao leitor. O objetivo deste estudo é produzir textos de divulgação científica - em especial sobre Astronomia - para publicação em perfis de mídias sociais, com base no levantamento bibliográfico sobre os conceitos de divulgação e letramento científico e nos resultados já obtidos nas análises realizadas sobre as formas pelas quais são construídos os materiais de divulgação. Para tanto, na primeira etapa deste estudo, foram produzidos textos que versam sobre temas atuais da ciência. Na segunda, foram criados os perfis no Twitter e no Facebook (IF_Ciência), para publicação dos textos, devido a maior visibilidade dessas plataformas pelo público jovem - público-alvo do projeto. Na terceira, foi avaliada a repercussão resultante através de análise dos resultados das publicações nas plataformas exploradas. Como resultados, verificou-se que o leitor jovem: a) demanda uma comunicação mais próxima, como se fosse um diálogo; b) é estimulado por meio de recursos visuais; c) prefere textos mais curtos e diretos; d) prefere mídias com textos atrativos que, ao mesmo tempo, informem e prendam a sua atenção. Espera-se contribuir com a produção de conhecimentos sobre a organização e produção de textos de divulgação científica e promover a discussão sobre divulgação científica e seu papel na sociedade.

Palavras-chave


Divulgação Científica; Letramento Científico; Astronomia

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