Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA NO ENSINO MÉDIO
Ryan Richard Dettenborn, Luci Fortunata Motter Braun, Ana Paula Ribeiro, Luciano Sant' Ana Agne, Marcelo da Silva Calheiros

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Motivar um maior interesse pela Ciência, através temas instigantes e interdisciplinares de astronomia tem sido o escopo do projeto de ensino Espaço Astronomia, em seu segundo ano de atividades no IFRS – Campus Viamão. Outrosssim, o projeto visa apoiar e complementar os componentes curriculares da matriz curricular dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio (EMI). Visando estimular o caráter interdisciplinar da astronomia, o projeto conta com a participação de quatro docentes das áreas da Física, Matemática, Geografia e Artes, um bolsista e um voluntário.  Neste trabalho, apresentamos as principais atividades que foram implementadas durante o ano de 2019 e que contaram com a participação de alunos dos 1os e 2os anos do EMI. Entre elas, foram desenvolvidas oficinas de preparação para a XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a XIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFog), além de encontros de estudo e discussão sobre a Teoria Nebular de formação do Sistema Solar e as distâncias dos planetas ao Sol. Como resultados podemos citar a participação de 10 alunos na prova da OBA e de 4 alunos na MOBFog, a confecção de material didático de baixo custo utilizado nas aulas práticas de física e a realização de uma atividade interdisciplinar entre Física e Matemática relacionada com a aplicação de funções matemáticas de 1º e 2º graus na descrição dos fenômenos físicos. Ainda encontra-se em desenvolvimento uma atividade interdisciplinar entre Física, Geografia e Artes sobre Tectônica de Placas e Vulcanismo no Sistema Solar, a qual ocorre no turno normal das aulas com a presença dos três professores e do bolsista. Sobre esta última ação, os relatos preliminares dos alunos têm sido positivos pois eles se mostram muito animados e interessados com a sua continuação. Conclui-se que o projeto tem alcançado seu objetivo que é motivar nos participantes um maior interesse pela Ciência através da abordagem de temas interdisciplinares.


Palavras-chave


Astronomia; ensino de ciências; interdisciplinaridade

Texto completo: PDF