Última alteração: 06-12-2019
Resumo
Os anos 1980 caracterizaram-se pela popularização dos microcomputadores, contribuindo para disseminar a Informática na sociedade. Autores como Philippe Breton e Manuel Castells destacaram que os micros foram idealizados como artefatos baratos e simples capazes de realizar as mais diversas tarefas, com maior autonomia, transferindo o poder dos grandes computadores para os lares, de modo a permitir o ingresso de novos usuários na sociedade de Informação. Como forma de divulgar essas novidades tecnológicas, surgiram as primeiras publicações especializadas, sendo que no Brasil uma das publicações pioneiras foi a revista Micro Sistemas. Criada em 1981 pela jornalista Alda Campos, Micro Sistemas aspirou ser a principal porta voz da microinformática, acompanhando os primeiros modelos nacionais e incentivando a formação de uma comunidade de usuários. Desta forma, o objetivo de nossa pesquisa é analisar a revista Micro Sistemas em seus dois primeiros anos de existência – período de consolidação da Informática brasileira – de modo identificar como e quais valores eram disseminados a respeito da microinformática no país. Do ponto de vista metodológico, foram realizados o levantamento de 299 matérias e 129 propagandas perfazendo os dois primeiros anos da revista, a fim de identificar autores e ideias (através de textos e imagens) representativos para o campo da microinformática brasileira. Nesse sentido, o levantamento das matérias nos permitiu perceber que os micros foram facilitadores e promotores do conhecimento, de diversão e da organização da vida social nas mais diferentes áreas da sociedade brasileira, como Educação e Saúde. Em linhas gerais, a pesquisa nos mostrou que a Micro Sistemas não se restringiu apenas como um meio para estimular o consumo dos microcomputadores nacionais, mas também procurou incentivar a participação dos leitores/usuários, reforçando a visão otimista do papel tecnológico dos microcomputadores, como meios capazes de preparar os indivíduos para o futuro através do aprendizado de programação, desenvolvimento de seus softwares e compartilhamento de experiências.