Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura
Vítor Silva Silveira, Romir Oliveira Rodrigues

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura

O Projeto Indissociável “Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura”, vinculado ao Programa Oficinas Permanentes de Cultura originando-se  das oficinas sobre narrativa gráfica oferecidas no Campus Canoas do IFRS desde 2011. O projeto compreende as Histórias em Quadrinhos como uma linguagem artística que articula códigos visuais e verbaisem uma lógica sequencial que permite o desenvolvimento de narrativas específicas.Ao considerar as HQ como forma de linguagem, como produto cultural e expressão artística, o projeto busca superar o vínculo entre as narrativas gráficas com estágios iniciais de leitura ou com o mundo infanto juvenil. O objetivo central do projeto é difundir o trabalho com Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências cognitivas, psicossociais e para a promoção da criatividade e da autoestima dos participantes. Como metodologia geral, todas as atividades baseiam-se na construção coletiva de conhecimentos, na interação e troca de experiências entre os participantes, com tempos e procedimentos adaptados ao público e a programação específica de cada ação. Articula dimensões de ensino, pesquisa e extensão por meio da realização de atividades diversas e complementares para públicos variados e envolvendo diferentes instituições. Na dimensão da Extensão, foi realizado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, o curso “Alfabetização em Histórias em Quadrinhos” com 20h, para educadores da rede municipal e realizada a “Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos”, com 6h, na E.M.E.F Sete de Setembro, em Canoas. A dimensão do Ensino está contemplada na qualificação do trabalho pedagógico desenvolvido nas redes escolares com a apropriação da linguagem e do uso dos quadrinhos pelos educadores; e no desenvolvimento de competências como a capacidade de compreender, interpretar e utilizar sistemas simbólicos de diferentes linguagens, organização coletiva do trabalho e a comunicação interpessoal nos estudantes que participam dos encontros e cursos da Oficina de História em Quadrinhos. A dimensão da Pesquisa está fundamentada no aprofundamento teórico de temas relativos à linguagem dos quadrinhos e seu desdobramento nos processos de ensino e aprendizagem. Como produto destas reflexões, está em elaboração um artigo que analisa as experiências práticas apresentadas pelos educadores durante o curso “Alfabetização em Histórias em Quadrinhos” visando apresentar indicativos para a utilização das narrativas gráficas em sala de aula. As ações já realizadas pelo projeto têm contribuído na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do Município.

 

 


Palavras-chave


Hqs; Ferramenta pedagógica; Cultura; linguagem ;extensão

Texto completo: PDF