Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Análise comparativa de dados do blog IFRS Fashion Class antes de ter bolsista e com o mesmo trabalhando
Letícia Debastiani Frana, Priscila Gil Wagner, Jéssica Petrykoskyi Petrykoski, Alessandra Tonin Incerti

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O blog IFRS Fashion Class, foi criado em 2014, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim, por servidoras da área de moda e vestuário. A área necessitava de um meio de comunicação mais focado para compartilhar também com a comunidade externa os mais diversos conteúdos acadêmicos sobre moda e as atividades desenvolvidas nos cursos: Superior de Tecnologia em Design de Moda, Técnico em Modelagem do Vestuário e Concomitante em Produção de Moda. Desde sua criação, até 2017, as profissionais da área desenvolviam as postagens, porém nem sempre conseguiam manter uma periodicidade. No ano de 2018, surgiu o projeto de Ensino IFRS Fashion, tendo como um dos objetivos, ampliar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos e do Campus. Uma das principais ,atividades do projeto é a elaboração de conteúdo para as postagens semanais do blog. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo a realização de uma análise comparativa de número de visitantes e postagens no blog IFRS Fashion Class, antes do projeto ser reestruturado e após sua reestruturação. Para isso, foi utilizada a metodologia de coleta dos dados gráficos do site desde 2014 até julho de 2019 e após, foi feita uma análise comparativa das informações. Observou-se que 3.806 pessoas visitaram o blog entre 2014 e 2017 e puderam acompanhar as 71 postagens publicadas. Já de abril de 2018 até julho de 2019, época do levantamento dos números, foram realizadas 78 postagens e um número de 4.591 visitantes. Sendo assim, nos dois últimos anos houve um aumento de 192,95% nas postagens e 221,66% no número de visitantes. O presente resultado mostra a importância do projeto IFRS Fashion no gerenciamento do blog que já existe há quase seis anos, mas o período de maior abrangência foi o dos últimos dois, no qual ele passou a ter por meio da bolsista, postagens semanais o que motivou as pessoas a acessarem a página. Assim, tanto os objetivos do blog quanto os do projeto estão sendo alcançados e a área de moda e vestuário, os estudantes e a instituição estão cada vez mais alcançando o público externo, o que resulta em um maior número de interessados nos cursos e projetos que o Campus oferece.

Palavras-chave:Blog;Moda;Comunicação.

Modalidade: Ensino.


Palavras-chave


Blog, Moda, Comunicação

Texto completo: PDF