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Feira de Ciências: relato e reflexão de uma experiência PIBID
Última alteração: 28-02-2020
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação de política nacional de formação de professores do Ministério da Educação, que visa proporcionar aos estudantes de licenciatura uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas e com o ambiente escolar em que a escola está inserida. O programa visa estimular a observação e a reflexão sobre a prática docente no cotidiano das escolas, e entre seus objetivos, podemos destacar o de elevar a qualidade da formação inicial de professores, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Foi com esse objetivo que ocorreu a primeira feira de ciências da escola Dr. Oscar Tollens. Este trabalho tem como objetivo relatar a realização da feira de ciências, com a ajuda dos bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O projeto Feira de Ciências, contou com a participação de toda a escola, envolvendo os três turnos, e teve a duração de três meses. Os bolsistas envolveram-se em todas as etapas do projeto, trabalhando principalmente com os alunos dos 6° e 7° anos. Para a realização da feira de ciências foram consideradas as seguintes etapas. A primeira, organização e escolha do tema, teve a duração de duas semanas, após foram designados bolsistas para orientar os grupos e dar seguimento a próxima etapa. Em seguida ocorreu a orientação dos grupos, período que durou mais tempo, foi disponibilizado um horário por semana com cada turma, deste modo os bolsistas puderam envolver-se mais com os alunos. Seguiu-se então para as apresentações dos trabalhos, foram três dias de apresentação e exposição dos resultados obtidos. A última etapa da feira foi a avaliação, a mesma foi feita através de fichas de avaliação e dos relatos dos bolsistas, que como orientadores dos estudantes puderam ver o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos construídos durante as aulas. Além disso a feira de ciências permitiu que os alunos se expressassem e trabalhassem temas de sua escolha, sendo observável um maior empenho, pois o assunto não foi imposto como na maioria das aulas, onde os estudantes não possuem autonomia para escolher o assunto tratado, propiciando assim um maior interesse dos mesmos. Por fim cabe ressaltar a participação de todos os envolvidos, direta e indiretamente na feira, pois ao fim o projeto proporcionou um ótimo espaço de aprendizado e integração entre professores, bolsistas, alunos e comunidade externa.
Palavras-chave
Feira de Ciências; Integração; PIBID
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