Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Habitat de inovação e empreendedorismo ciranda de ensinagens
Deise Valeria Barboza Paiva, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 09-12-2019

Resumo


O Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens tem como objetivo geral estruturar e consolidar no Campus Restinga um espaço de reflexão, discussão, troca de experiências, capacitação, qualificação de docentes e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de retomar e ampliar o ambiente propício ao desenvolvimento de inovações pedagógicas e aprendizagem coletiva, de intercâmbio de conhecimentos e práticas curriculares, de trabalho colaborativo e de inter-relação entre os diversos agentes promotores do empreendedorismo e da inovação no processo pedagógico escolar. Nos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Equipe Ciranda de Ensinagens, foi possível perceber a necessidade de estruturar um espaço em que os processos pedagógicos pudessem ser revisitados à luz das teorias. E, que tais estudos, permitissem a realização de pesquisas na busca de estratégias pedagógicas inovadoras. Assim surgiu o projeto do Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens, em 2018. Para demonstrar a necessidade desse espaço, é possível citar a importância do Programa de Formação de Professores do Ciranda de Ensinagens que, no ano de 2017, promoveu várias ações de formação continuada para professores, como o IFCine, o Curso sobre Planejamento Pedagógico e o Seminário Desafios da Educação Básica do Século XXI. Para tanto, pretende continuar agregando docentes e interessados na área das diferentes redes de ensino (públicas e privada) em seus encontros regulares, em parceria com o NESPE - Núcleo de Estudos Sobre Processos de Ensinagens. Também, como ações do Habitat, será proposto o II Seminário Desafios da Educação Básica e o curso Ressignificando o Planejamento: estrutura e elaboração do Projeto Político Pedagógico. O Habitat acredita que a atualização dos professores, de suas estratégias de ensino e uma reflexão sobre a finalidade da escola é urgente. A partir do uso consciente das novas tecnologias, e explorando também as antigas técnicas, pretende-se a construção de um currículo integrado com estratégias pedagógicas lúdicas. Para isso, está propondo a releitura de autores que contemplem a integração curricular (BEANE, 1997; MOREIRA, 1999; SANTOMÉ, 1996, 1998) e de autores que trabalham a importância da ludicidade (MARCELLINO, 1990; FORTUNA, 2011). Cada pessoa aprende de uma maneira distinta da outra, a escola sendo ela um lugar de aprendizagem coletiva deve sempre respeitar o ritmo de cada sujeito. Essa é a base do nosso projeto, instigar e integrar, reduzir a desigualdade no processo de aprendizagem e mostrar que ensinar não deve ser algo inflexível.

Palavras-chave


Ciranda de Ensinagens; Habitat de Inovação; Lúdico; Processos de Ensino Aprendizagem

Texto completo: PDF