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Possibilidades de interdisciplinaridade na área de Letras: uma experiência do PIBID
Viviane Baltazar Rodrigues, Cassiana Grigoletto, Rejane Baldez, Graciele Girelli Ribeiro, Eliane Regina Carré de Oliveira, Viviane Windson Pereira Stepanski, Ana Célia Santos dos Anjos, Marcelo Stoduto

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela Capes, representa uma importante ferramenta reflexiva, participativa e atuante para o processo formador docente, na medida em que aproxima as instituições formadoras e seus licenciandos da realidade das escolas públicas. Diante disso, objetiva qualificar a formação docente por meio da inserção orientada de licenciandos à prática de ensino, desde o início de sua formação. No Campus Restinga, cinco bolsistas do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol vêm atuando no projeto desenvolvido com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, sob a supervisão do professor de Língua Portuguesa, Marcelo Stoduto. O projeto teve início no segundo semestre de 2018, com momentos de observação da realidade escolar, necessários para iniciar o planejamento das atividades. O grupo de bolsistas se reúne uma vez na semana para partilhar e refletir sobre a atuação docente, mas também para planejar ações e/ou projetos de intervenções na escola em que atuam, onde também estão presentes uma vez na semana. Ao longo de 2019, as atividades centraram-se nas turmas do sétimo ano. Além de observar aulas, o grupo auxiliou com pequenas intervenções em sala, estimulando o raciocínio dos alunos e colaborando para seu aprendizado, e elaborou e aplicou planos de ensino sobre os temas bullying e mito. Atualmente, vem desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre mitologia africana, o qual aborda os gêneros textuais mito e carta, objetivando a valorização da cultura africana e da herança iorubá para nosso país. A palestra ministrada pelo escritor Alessandro Lisboa Palermo, abordando mitologia, conhecimento histórico e cultos religiosos dos povos africanos, deu início ao projeto. Esse tema também foi abordado nas disciplinas de Ciências e de Artes. Até o presente momento, foi possível identificar que a realidade escolar nem sempre é a mesma, pois existem turmas com maior maturidade que outras, por isso o mesmo assunto precisa ser abordado de forma distinta, exigindo um repensar constante sobre as estratégias de ensino-aprendizagem e/ou ações planejadas. Mesmo havendo planejamento, há imprevistos nas aulas, sendo importante o acompanhamento do professor supervisor na escola de atuação. Diante disso, considera-se que o programa oferece uma formação ímpar ao aproximar o estudante de licenciatura à realidade das escolas públicas, possibilitando a compreensão do processo de construção do planejamento da aula e de sua aplicação e concretização, bem como, da relação estudante/professor, preparando os acadêmicos para enfrentar os problemas e os desafios educacionais


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Iniciação docente; Gêneros textuais

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