Última alteração: 28-02-2020
Resumo
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela Capes, representa uma importante ferramenta reflexiva, participativa e atuante para o processo formador docente, na medida em que aproxima as instituições formadoras e seus licenciandos da realidade das escolas públicas. Diante disso, objetiva qualificar a formação docente por meio da inserção orientada de licenciandos à prática de ensino, desde o início de sua formação. No Campus Restinga, cinco bolsistas do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol vêm atuando no projeto desenvolvido com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, sob a supervisão do professor de Língua Portuguesa, Marcelo Stoduto. O projeto teve início no segundo semestre de 2018, com momentos de observação da realidade escolar, necessários para iniciar o planejamento das atividades. O grupo de bolsistas se reúne uma vez na semana para partilhar e refletir sobre a atuação docente, mas também para planejar ações e/ou projetos de intervenções na escola em que atuam, onde também estão presentes uma vez na semana. Ao longo de 2019, as atividades centraram-se nas turmas do sétimo ano. Além de observar aulas, o grupo auxiliou com pequenas intervenções em sala, estimulando o raciocínio dos alunos e colaborando para seu aprendizado, e elaborou e aplicou planos de ensino sobre os temas bullying e mito. Atualmente, vem desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre mitologia africana, o qual aborda os gêneros textuais mito e carta, objetivando a valorização da cultura africana e da herança iorubá para nosso país. A palestra ministrada pelo escritor Alessandro Lisboa Palermo, abordando mitologia, conhecimento histórico e cultos religiosos dos povos africanos, deu início ao projeto. Esse tema também foi abordado nas disciplinas de Ciências e de Artes. Até o presente momento, foi possível identificar que a realidade escolar nem sempre é a mesma, pois existem turmas com maior maturidade que outras, por isso o mesmo assunto precisa ser abordado de forma distinta, exigindo um repensar constante sobre as estratégias de ensino-aprendizagem e/ou ações planejadas. Mesmo havendo planejamento, há imprevistos nas aulas, sendo importante o acompanhamento do professor supervisor na escola de atuação. Diante disso, considera-se que o programa oferece uma formação ímpar ao aproximar o estudante de licenciatura à realidade das escolas públicas, possibilitando a compreensão do processo de construção do planejamento da aula e de sua aplicação e concretização, bem como, da relação estudante/professor, preparando os acadêmicos para enfrentar os problemas e os desafios educacionais