Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Pré-IF concepção
Luís Eduardo Possenti Cordeiro, Maurício Lopes Lima, Maria Luiza Lima

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto está sendo executado desde o mês de maio do ano de 2019, e está em sua sexta edição. Tem como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental que estudam em áreas afastadas do centro da cidade de Ibirubá e Colorado, a fim de democratizar seu acesso ao Campus. As escolas parceiras deste projeto neste ano são: Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta, de Ibirubá, Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermany, de Ibirubá, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Colorado. Pode-se ressaltar como principal objetivo do projeto o auxílio no acesso ao IFRS Campus Ibirubá dessa parcela populacional com característica de maior vulnerabilidade socioeconômica e que, muitas vezes, vêm de regiões que sofrem um processo de estigma em relação aos espaços territoriais centrais, socialmente valorizados. Para cumprirmos estas metas, foram e estão sendo elaboradas atividades pedagógicas que integrem os cursos que o IFRS Campus Ibirubá disponibiliza, para que os mesmos possam conhecer e familiarizar-se com a instituição. Posteriormente, serão trabalhados conteúdos e estratégias facilitadoras para a obter êxito no Processo Seletivo. A justificativa desse projeto é instigar a procura pelo IFRS de estudantes em tal situação, por considerar que essa é a meta prevista para a instituição em sua lei de criação, em seus documentos institucionais, enquanto política pública de transformação social. Nesse sentido, o Pré-If, hoje, é o único projeto institucional no âmbito da Política de Ingresso Discente que tem caráter democratizante no acesso ao IFRS Campus Ibirubá.  Desde o início da realização desse projeto, vários alunos que participaram já ingressaram na instituição através do processo seletivo. Observou-se até o momento resultados positivos, mantendo uma boa parceria com as escolas, como o poder público local e boa participação dos alunos do projeto.

Palavras-chave


Inclusão social; Educação popular; Integração

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