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A importância do PIBID no processo de formação de professores
Aline de Avila Fidelis, Vanussa Gislaine Dobler de Souza

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita aos estudantes de cursos de licenciatura um contato maior com a realidade das escolas públicas de educação básica. Para isso, disponibiliza bolsas aos discentes matriculados em cursos de licenciatura em instituições de ensino superior, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), que desenvolvem o projeto junto às redes de ensino básico. O programa incentiva a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribui para a valorização do magistério, promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, visando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. No município de Ibirubá/RS, o projeto desenvolve-se numa parceria entre o curso de matemática do IFRS – Campus Ibirubá e a Escola Estadual de Educação Básica General Osório, nas turmas do primeiro ano do ensino médio, com a professora titular Elisabeth Karst. São realizadas observações, monitorias e aplicações de atividades diferenciadas que tem por finalidade revisar o conteúdo trabalhado em aula, também ocorreram atividades de reforço, inclusive com materiais concretos. As bolsistas e professoras participam de reuniões de planejamento, elaboração de atividades, relato de experiências e produção de relatório. As atividades desenvolvidas em sala de aula exigem do acadêmico uma postura crítica, reflexiva e investigativa, procurando organizar os trabalhos com metodologias que contemplam atividades lúdicas, jogos, desafios e utilização de tecnologias. Dentre os jogos aplicados durante o projeto destacam-se a gincana de função afim e quadrática, o dominó da função quadrática, o estudo das funções utilizando o software geogebra, a gincana do tangram e o jogo da velha da função afim. A professora Elisabeth Karst, sempre em formação continuada nos auxilia e propicia um ambiente para troca de saberes. Os alunos e as bolsistas têm uma experiência inigualável em sua sala de aula, podendo observar isso nas aplicações de atividades, pois obtemos um resultado positivo dos alunos e isso permite constatar que o PIBID é um espaço de construção de conhecimento e troca de experiências pedagógicas, buscando a melhoria e dinamização do ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Pibid; Licenciatura; Ensino

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