Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Oficinas práticas com educação ambiental: o Coletivo de Estudos e o que fazemos!
IGOR VAN LAU DE AZEREDO, Christiano Piccioni Toralles

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto do “Coletivo de estudos e oficinas práticas de educação ambiental”, o COLECAS, teve inicio em 2017 com o intuito de ser um espaço extraclasse e democrático  para ampliação dos estudos nas temáticas de sustentabilidade e de conforto ambiental para construção civil. São temáticas que envolvem problemáticas contemporâneas, diante do aumento da população global e urbana, das mudanças climáticas e crises energéticas, as quais têm conduzido o setor da construção civil a buscar novas estratégias sustentáveis sem perda de qualidade para o conforto dos usuários. Coletivamente, a equipe optou por atividades práticas e economicamente acessíveis com materiais descartados e se aproximou da educação ambiental ao levar as discussões para comunidade interna e externa, tornando-os multiplicadores de boas ações. Nos últimos 3 anos do projeto foram aplicadas doze oficinas, sendo elas: maquetes lúdicas; horta vertical e compostagem, e puffs com pneus. Para o público interno, geralmente as oficinas ocorrem nas semanas acadêmicas e envolvem estudantes de diversos cursos do campus. Para o público externo, já recebeu alunos de 8º e 9º ano de escolas municipais, imigrantes senegaleses e professoras aposentadas. Mais três oficinas estão programadas para o final de 2019, envolvendo funcionários terceirizados e alunos do campus, além de estudantes do 6º ano de escola municipal. Algumas atividades ocorrem em parceria com outros projetos de ensino e extensão do campus, estimulando a integração e a interdisciplinaridade. Além do estudo teórico, pesquisa de métodos práticos e teste com protótipos para organização das oficinas, também são elaborados tutoriais e vídeo aulas de algumas atividades, disponibilizados online para comunidade e ficando de legado para futuros participantes da equipe. O COLECAS também iniciou práticas para produção de instrumentos musicais de sopro com reaproveitamento de tubos de PVC, e a construção de mini cisterna e de túnel de vento didático (podendo potencializar a oficina de maquetes), estes ainda faltando montagem e operacionalização. É esperado que a exploração destas temáticas (e outras temáticas associadas) contribua como crítica e prática de conscientização sobre a relação do ser humano com meio ambiente como um todo, tornando essa pauta rotineira em prol de um futuro melhor para as comunidades.

 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Educação ambiental; Construção civil

Texto completo: PDF