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GEOPEN: desenvolvimento de um protótipo inteligente para auxiliar estudantes deficientes visuais no aprendizado de geometria plana
Christian Kossmann Goulart, Flavia Santos Twardowski Pinto, Ana Clara Jardim da Silva, Beatriz Bittencourt de Aguiar

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


No Brasil, 23,9% da população apresenta algum tipo de deficiência, sendo que a mais comum é a visual, atingindo 3,5% dos habitantes. Destes, cerca de 7% se encontram na faixa etária até os 17 anos. Além disso, a obrigatoriedade do ensino público, no país, inicia-se aos 4 e vai até os 17 anos, sendo que os estudantes do ensino fundamental já devem ter noção das características presentes nas formas geométricas, sabendo representá-las no plano cartesiano. Para os estudantes deficientes visuais, o kit multiplano é o dispositivo mais utilizado para auxiliar o aprendizado de geometria plana. Este, apresenta fragilidade nas peças, elevado tempo despendido na montagem de figuras e poucas possibilidades de criação. Diante disso, o objetivo deste projeto foi desenvolver uma tecnologia assistiva, semelhante a uma caneta, para auxiliar estudantes cegos e com baixa visão no aprendizado deste conteúdo matemático. Na primeira etapa, iniciou-se a programação em placa arduino nano conectada a um sensor de cores e a um dispositivo móvel. A placa contém o software que gerencia o processamento de dados. Para o envio de informações do sensor à placa foram utilizados jumpers (cabos conectores). O sensor detecta os dados da figura, produzida com materiais capazes de desenvolver a habilidade tátil do estudante, e os envia ao arduino. Este, faz o seu processamento e os encaminha ao aplicativo responsável pelo retorno auditivo contendo a informação da coloração correspondente. Como resultado, foi possível programar o sensor para identificar 10 diferentes tonalidades diferentes. Também, foi possível construir uma interface no aplicativo, onde se é possível visualizar o retorno que o arduino está fornecendo. Assim, é informado ao programa qual legenda deverá ser reproduzida através de audiodescrição para aquela cor específica. Esse projeto atingiu seu objetivo, uma vez que foi desenvolvido o protótipo, tendo este se mostrado eficiente em fornecer audiodescrição de figuras geométricas apenas através de um sistema de detecção de cores. Desta forma, este projeto apresenta grande relevância tecnológica e social, uma vez que contribui para o êxito escolar de estudantes deficientes visuais, bem como auxilia na promoção de maior equidade no espaço acadêmico.


Palavras-chave


Deficiência visual; Geometria plana; Protótipo; Tecnologia assistiva

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