Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Luz do saber: alfabetização e inclusão digital
Bruna Eduarda Frasca Santana, Tatiana Teixeira Silveira, Lisete Gorbing

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O presente projeto de extensão visa implantar o programa Luz do Saber, permitindo simultaneamente um processo pedagógico de inclusão digital e alfabetização. O projeto é desenvolvido através de um software onde o educando — jovens e adultos analfabetos — gradativamente estabelecem a relação entre os sons da fala e sua representação de maneira lúdica, consolidando também a compreensão das palavras e as informações linguísticas importantes para fase inicial do processo de alfabetização. O Campus Restinga tem sua inserção em um entorno social e econômico com diversas carências, estas características se combinam com os objetivos do Instituto e com suas ações afirmativas, que visam a concretização dos direitos civis, como o direito à educação, por grupos sociais e étnicos marginalizados. Entre as desigualdades sociais impostas aos grupos discriminados, por questões de ordem étnico-racial, classe e gênero, está a questão do analfabetismo e a não inclusão digital. O analfabetismo funcional torna as pessoas incapazes de compreender e ler o mundo, impossibilitando o desenvolvimento de discernimento e senso crítico da realidade. Neste sentido, a implantação do programa Luz do Saber, através da parceria entre Casa da União Porto das Flores e Campus Restinga, permite um maior impacto das ações do Instituto e o cumprimento de objetivos educacionais. A fundamentação teórica e pedagógica do Luz do Saber é baseada no trabalho de alfabetização desenvolvida por Paulo Freire, nesta perspectiva, o ensino da leitura e da escrita não deve estar baseado em palavras, sentenças ou textos desprovidos de significados. Este fundamento teórico e pedagógico é facilitado através do uso do software Luz do Saber, que tem como objeto a aprendizagem da leitura e escrita, partindo de uma abordagem freiriana e complementada por reflexões de pesquisadores com embasamento psicolinguístico. Esse software foi produzido especialmente para jovens e adultos e pode ser executável em diversos computadores. Tem como objetivo oferecer recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens e adultos, bem como sua inserção na cultura digital. Desde o início da execução do projeto, em setembro do ano de 2018, já alfabetizamos 11 discentes, em sua maioria mulheres. Durante o período de 9 meses, obtivemos como resultado parcial o acesso de discentes ao mundo do trabalho, a conclusão do ensino fundamental por exame de certificação e a inclusão de discentes no ensino técnico regular do Campus. A alfabetização digital de adultos propicia a inclusão social, política e econômica de populações que vivem nas periferias das grandes cidades.


Palavras-chave


Alfabetização digital; Inclusão; Adultos

Texto completo: PDF