Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Intervenções pedagógicas no processo de leitura no IFRS - Campus Restinga
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Gabriela Fontana Abs da Cruz, Bruno Moisés Amaro Cegielski, Victoria Moraes Ramos

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A leitura e a interpretação de textos e enunciados têm sido um grande obstáculo para muitos estudantes do IFRS - Campus Restinga. Essa dificuldade acarreta na não resolução dos problemas propostos nas disciplinas, o que interfere diretamente no processo de aprendizagem dos conteúdos que estão sendo apresentados no momento. Por esse motivo, este projeto tem como objetivo auxiliar esses estudantes por meio de atendimentos semanais. Para tanto, foram elaboradas sequências didáticas que desenvolvam e aprimorem a compreensão leitora dos estudantes, enfatizando textos utilizados em duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. O projeto existe desde 2018. Primeiramente, foram feitas pesquisas bibliográficas e estudo de textos teóricos sobre o processo de leitura e compreensão textual. Essas pesquisas contribuíram para a concepção do modelo de aula utilizado nos atendimentos, o qual é composto por três partes: leitura, pré-leitura (alguma breve atividade realizada antes da leitura principal, que tenha a ver com o tema que será trabalhado na respectiva aula) e pós-leitura (questões para serem respondidas ao final). Em 2019, os atendimentos ministrados pelos bolsistas iniciaram em agosto, sendo que o primeiro semestre foi usado para o desenvolvimento das atividades. Os alunos participantes ou foram indicados pelos professores ou procuraram participar independente de indicação e, a partir daí, foram divididos em grupos. Cada um desses grupos tem um horário específico de atendimento na semana. Após sucessivos encontros semanais, foram identificados padrões em suas dificuldades, como, por exemplo, desconhecimento do vocabulário empregado, esquecimento e/ou desentendimento dos dados apresentados e a falta de prática de leitura de longos parágrafos. Para superar esses problemas, que nas atividades de matemática atrelam-se a dificuldades no processo de cálculos, são indicadas, durante a realização das atividades, estratégias de leitura que podem ajudá-los a resolver as questões. Algumas dessas estratégias incluem leitura em voz alta, retornar ao texto para destacar as informações principais e fazer um resumo de cada parágrafo. Ao observar o desempenho e a evolução de cada aluno, foi possível identificar qual a forma mais eficiente de explicar determinado conteúdo para o mesmo e, assim, oferecer um retorno para os professores. Como o projeto preocupa-se com as dificuldades particulares de cada indivíduo, que normalmente não são abrangidas por completo numa sala de aula regular, ele possibilita um direcionamento mais preciso das atividades de aprimoramento de leitura e interpretação textual, habilidades necessárias para o desenvolvimento de toda a sua jornada acadêmica.

Palavras-chave


Leitura; Compreensão; Atendimentos

Texto completo: PDF